REVISÃO DE ANATOMIA E CORRELAÇÕES CLÍNICAS DO TRONCO ENCEFÁLICO, PARTE I: BULBO

Autores

  • Lincoln da Silva Freitas Universidade de São Paulo
  • Valéria Paula Sassoli Fazan Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidasde de São Paulo, FMRP-USP

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i2.2022.8423

Resumo

O Tronco encefálico é uma estrutura singular do sistema nervoso central, pois nele passam tratos sensoriais ascendentes da medula espinal; tratos sensoriais da cabeça e do pescoço, os tratos descendentes motores originados no prosencéfalo, e as vias ligadas a centro de movimento dos olhos. Contém ainda os núcleos dos nervos cranianos e também está envolvido na regulação do nível de consciência através de projeções ao prosencéfalo oriundas na formação reticular, no cerne do tronco encefálico. Tudo isto em um espaço muito exíguo, o que faz deste um local muito sensível as alterações patológicas que possam ocorrer, sendo que os pacientes apresentam muitos sinais neurológicos mesmo com lesões muito pequenas no tronco encefálico. Compreender a anatomia interna do tronco encefálico é essencial para o diagnóstico neurológico e a prática da medicina clínica. Outros profissionais da saúde também se beneficiam desse conhecimento para melhor manejo dos seus pacientes neurológicos. Nessa revisão, apresentamos com detalhes a anatomia macroscópica e microscópica do bulbo, bem como seus correlatos clínicos frente às lesões mais comuns dessa estrutura, conhecidas como síndromes bulbares.

Biografia do Autor

Lincoln da Silva Freitas, Universidade de São Paulo

Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. FMRP-USP.

Valéria Paula Sassoli Fazan, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidasde de São Paulo, FMRP-USP

Profa. Dra. Valéria Paula sassoli Fazan

Professora Associada nível II do Deprtamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP

Professora credenciada no programa de pós-graduação em neurociências da FMRP-USP (CAPES nível 7)

Pesquisadora nível 2 no CNPq

Editora Chefe da Revista Journal of Morphological Sciences, revista oficial da Sociedade Brasileira de Anatomia

Downloads

Publicado

21-06-2022

Como Citar

Freitas, L. da S., & Fazan, V. P. S. (2022). REVISÃO DE ANATOMIA E CORRELAÇÕES CLÍNICAS DO TRONCO ENCEFÁLICO, PARTE I: BULBO. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 26(2). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i2.2022.8423

Edição

Seção

Artigo de Revisão