OBSERVAÇÕES COMPORTAMENTAIS DO GAVIÃO-PATO Spizaetus melanoleucus (Accipitriformes, Accipitridae) NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL

Autores

  • Willian Menq

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v18i3.5538

Resumo

O gavião-pato (Spizaetus melanoleucus) é uma ave de rapina florestal e naturalmente rara em toda sua distribuição. No estado do Paraná conta com registros escassos, especialmente na porção noroeste. Devido a suas baixas densidades populacionais e comportamento inconspícuo, são escassas as informações biológicas da espécie. O presente estudo apresenta alguns registros e observações comportamentais do S. melanoleucus em dois remanescentes florestais do interior do Paraná. As observações sugerem que a espécie pode forragear com certa frequência em áreas abertas a procura de mamíferos e outros pequenos vertebrados. Além disso, a espécie aparenta ser mais detectável em voo próximo ao final da manhã e início da tarde. Informações sobre a biologia, comportamento, estratégias de caça e distribuição da espécie podem ajudar a compreender melhor sua biologia e auxiliar estratégias de conservação.

Downloads

Publicado

04-03-2016

Como Citar

MENQ, Willian. OBSERVAÇÕES COMPORTAMENTAIS DO GAVIÃO-PATO Spizaetus melanoleucus (Accipitriformes, Accipitridae) NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 18, n. 3, 2016. DOI: 10.25110/arqvet.v18i3.5538. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/5538. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigo Original