QUALIDADE DE OVOS PRODUZIDOS E SUBMETIDOS À DIFERENTES CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL, ACRE - BRASIL

Autores

  • Bruna da Costa Viana Universidade Federal do Acre
  • Fábio Augusto Gomes Universidade Federal do Acre
  • Reginaldo Ferreira da Silva Universidade Federal do Acre
  • Henrique Jorge de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v20i4.6107

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a influência de diferentes tempos e condições de armazenamento sobre a qualidade de ovos produzidos na cidade de Rio Branco, Acre. Seis condições de armazenamento, “Temperatura ambiente, refrigerado, a vácuo, vácuo + sílica, vácuo + absorvedor de O2, vácuo + sílica + absorvedor de O2” foram analisados em sete períodos (zero, sete, 14, 21, 28, 35 e 42 dias). Avaliou-se a Unidade Haugh, Índice de gema, pH da clara e da gema. As condições e os períodos de armazenamento influenciaram de forma significativa na redução dos valores de unidade Haugh e índice de gema, e aumento do pH da clara. Os ovos sofreram menores influências das características analisadas, quando armazenados sob o sistema de refrigeração e embalados a vácuo. Os valores médios do pH da gema apresentaram certa estabilidade, variando de 6,14 até 6,78 oscilando os valores entre os períodos de armazenamento. O armazenamento a vácuo independente de ser acompanhado ou não por sílica ou absorvedor de oxigênio, apresentou resultados superiores quando comparados aqueles submetidos à temperatura ambiente.

Biografia do Autor

Bruna da Costa Viana, Universidade Federal do Acre

Professora da Universidade Federal do Acre, graduada em Nutrição, Mestre em Ciência, Inovação e Tecnologia para Amazônia.

Fábio Augusto Gomes, Universidade Federal do Acre

Graduado em Zootecnia pela Universidade de Alfenas (2003), Mestre em Ciência Animal pela mesma Universidade (2006) e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2010).Atualmente é Professor Adjunto IV na Universidade Federal do Acre - UFAC, Campus Sede/Rio Branco, com atuação nos cursos de graduação em Medicina Veterinária e Agronomia. Também leciona e orienta no Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental - PPGESPA (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado em Ciência, Inovação e Tecnologia para Amazônia - CITA, tendo como área de trabalho a Produção/Nutrição Animal e Tecnologia de Alimentos. Na gestão administrativa, ocupa o cargo de Diretor Institucional de Pesquisa - DPQ/UFAC.

Reginaldo Ferreira da Silva, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Acre (1997), Mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2003) e Doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2006). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Acre-UFAC. Responsável pelas disciplinas de Alimentos de Origem Animal e Vegetal e Bromatologia II, no curso de Bacharelado em Nutrição. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento pós-colheita e qualidade do café, pós-colheita e processamento de frutas e hortaliças, leite e ovos e seus derivados, carnes e derivados, raízes e tubérculos e seus derivados, alimentos e dietética, química e bioquímica de alimentos, análises de alimentos, extrusão termoplástica e elaboração de novos produtos.

Henrique Jorge de Freitas

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1982), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2001) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção e Nutrição Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e programas de iluminação para poedeiras e alimentos alternativos para frangos de corte.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

Viana, B. da C., Gomes, F. A., da Silva, R. F., & de Freitas, H. J. (2017). QUALIDADE DE OVOS PRODUZIDOS E SUBMETIDOS À DIFERENTES CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL, ACRE - BRASIL. Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 20(4). https://doi.org/10.25110/arqvet.v20i4.6107

Edição

Seção

Artigo Original