Correlação Entre Peso, Idade e o Aparecimento de Alterações Morfológicas nos Testículos de Galos de Uma Linhagem Pesada (Gallus gallus)

Autores

  • Humberto Eustáquio Coelho
  • Roberto Martins Manzan
  • Valdiana Araújo Leal

Resumo

Estudaram-se os testículos de 30 galos de uma linhagem pesada, divididos de acordo com a idade em cinco grupos de 25, 35, 45, 55 e 65 semanas. As aves foram pesadas e posteriormente sacrificadas para remoção dos testículos e análise macro e microscópica. Macroscopicamente as alterações encontradas foram cistos na superfície dos testículos e, microscopicamente, observaram-se hipoplasia e degeneração testiculares. Utilizou-se da Correlação de Pearson como análise estatística, constatando-se não haver correlação significativa entre peso, idade e alterações morfológicas nos testículos (r = -0,1589 e r = -0,2665, respectivamente). Observou-se também que as alterações testiculares ocorrem preferencialmente em nível microscópico.

Downloads

Como Citar

COELHO, Humberto Eustáquio; MANZAN, Roberto Martins; LEAL, Valdiana Araújo. Correlação Entre Peso, Idade e o Aparecimento de Alterações Morfológicas nos Testículos de Galos de Uma Linhagem Pesada (Gallus gallus). Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 2, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/675. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos