Estudo do papel da igreja na sociedade medieval e análise de suas implicações nas reduções jesuítas da república dos guaranis

Autores

  • Nelson Luiz Posseti
  • Cléa Carmete R. Martins

Resumo

A Igreja encontra-se profundamente arraigada ao contexto da Idade Média, porquanto, não podemos menosprezar a importância de seu papel e a influência que nele exerceu. Sua Hierarquia, solidamente organizada e reconhecida inclusive pelo próprio Carlos Magno, caracteriza muito a complexidade da sociedade medieval e não raro, a autoridade religiosa partilha do poder fundiário, conciliando, defendendo interesses, amealhando bens, ditando comportamentos, preservando o patrimônio cultural... Não obstante, estas variáveis sempre estiveram no bojo das crises que, por diversas vezes, a Igreja Medieval atravessou, dos grandes movimentos que a agitaram e das ações que desenvolveu e que culminaram na formação do pensamento da época e do processo de evangelização dos gentios, no nosso caso, os Guaranis. Assim sendo, propõe-se neste estudo, se verificar até que ponto a influência dessa mesma Igreja modelou os padrões sócio-político-culturais dos séculos XIV a XVIII.

Downloads

Como Citar

POSSETI, Nelson Luiz; MARTINS, Cléa Carmete R. Estudo do papel da igreja na sociedade medieval e análise de suas implicações nas reduções jesuítas da república dos guaranis. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 2, n. 6, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/1608. Acesso em: 9 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos