A Razão Redentora: A Escola de Frankfurt

Autores

  • Heiji Tanaka

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v9i2.1823

Resumo

Ao longo do século XX, a Escola de Frankfurt tornou-se na principal referência e na influência mais importante nos meios acadêmicos através de seus estudos relacionados à sociedade de massas e as implicações decorrentes do processo de desenvolvimento do capitalismo a partir dos anos 30. Passando por duas guerras mundiais, a emergência do nazi-fascismo e as atrocidades decorrentes, os frankfurtianos elaboraram uma visão bastante pessimista acerca do Homem e da Civilização que, quando retirados de seu contexto original, ainda nos oferece uma análise consistente sobre a sociedade industrial contemporânea que merece ser preservada e debatida. Esse é um dos propósitos do presente trabalho que está dividido em três seções: na primeira, discute-se o tema da Redenção do Homem; na segunda, o foco da análise se volta para a questão da indústria cultural e da alienação; e, finalmente, na terceira seção, a discussão se centra na concepção de Homem marcusiana na sociedade industrial avançada - o Homem unidimensional.

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Como Citar

Tanaka, H. (2008). A Razão Redentora: A Escola de Frankfurt. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 9(2). https://doi.org/10.25110/akropolis.v9i2.1823

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