E a professora disse: Eu não sei o que fazer c om os meus alunos!: Implicações didático-pedagógicas da psicogênese da língua escrita para a educação infantil e a alfabetização

Autores

  • Vivian Edite Steyer

Resumo

O presente artigo pretende apresentar considerações sobre as implicações didático-pedagógicas decorrentes das descobertas referentes à «psicogênese da língua escrita». De início, conceitua-se tanto «psicogênese» quanto «psicogênese da língua escrita» para, a seguir, serem apresentadas reflexões tanto sobre as contribuições destas descobertas para as possibilidades de experienciação da leitura e da escrita na Educação Infantil quanto sobre as concepções de algumas professoras alfabetizadoras relativas ao “ensinar” e ao “aprender” a linguagem escrita. Discute-se a importância do conhecimento da «psicogênese da língua escrita» para a construção de uma prática docente mais autônoma por parte de professoras da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Como Citar

STEYER, Vivian Edite. E a professora disse: Eu não sei o que fazer c om os meus alunos!: Implicações didático-pedagógicas da psicogênese da língua escrita para a educação infantil e a alfabetização. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 11, n. 4, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/2009. Acesso em: 9 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos