ABORDAGEM DE PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS EM EXERCÍCIOS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Autores

  • Tatiane Henrique Sousa Machado
  • Carolina Martins Rosa
  • Tânia Bueno Prado

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o conceito de pressuposto e subentendido, aliando-os as concepções da linha investigativa de leitura na perspectiva cognitivo-processual, para análise das atividades de leitura e interpretação presentes no livro didático, objetivando, assim, contribuir para o ensino de leitura em sala de aula, que aborde os estudos dos aspectos semânticos discursivos da língua. O corpus utilizado serão atividades presentes no material didático do Positivo da 7ª série e no livro Português Leitura Produção Gramática (Sarmento, 2006) da mesma série. Utilizaremos o respaldo teórico de Ducrot (1987), Ilari (2006), Guimarães (1995), Koch (2004), Kleiman (1989), Lajolo (1988), dentre outros, compreendendo que os pressupostos se relacionam às informações, que podem ser resgatadas no sentido dos enunciados, mais especificamente na significação da frase. Buscaremos, assim, avaliar como se estabelecem relações entre subentendido e pressuposto no interior do discurso.

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Como Citar

Machado, T. H. S., Rosa, C. M., & Prado, T. B. (2011). ABORDAGEM DE PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS EM EXERCÍCIOS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 18(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/3237

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Artigos