DOIS OLHARES: LEITURA FÍLMICA DA IMAGEM DA MULHER NORDESTINA A PARTIR DAS PERSONAGENS SINHÁ VITÓRIA E MACABÉIA
Resumo
O presente trabalho propõe-se a refletir a respeito da figuração do feminino por meio de duas personagens: Macabéia no filme “A Hora da Estrela”, dirigido por Suzana Amaral, baseado na obra de mesmo nome de Clarice Lispector, e também na figura de Sinhá Vitória presente no filme “Vidas Secas” dirigido por Nelson Pereira, baseado na obra literária de mesmo nome escrita por Graciliano Ramos. Desse modo, objetiva-se discutir o processo de figuração do estereótipo de feminino da “mulher nordestina” no interior dessas obras, mostrando sua configuração e ambiguidades, numa sociedade patriarcal. Para isso, utilizar-se-á como aporte teórico Perrot (1992), Costa (2002) e Falci (2001) dentre outros.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.