AQUISIÇÃO DA ESCRITA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS
Resumo
Este trabalho objetiva compreender como os conceitos de aquisição da escrita, alfabetização e letramento têm sido analisados nos estudos vinculados à educação e à linguística. Para tanto recorremos a uma pesquisa bibliográfica ancorada nos principais autores que se dedicaram a elucidar esses processos, seja pelo viés educacional ou linguístico. Pode-se perceber que o processo de aquisição da escrita não é concebido de modo uniforme dentre os pesquisadores, sendo fundamental aos docentes saberem qual a perspectiva teórica a qual se filiam, o que produzirá consequências no processo de alfabetização, no Brasil, vinculado ao ensino institucionalizado, mas também poderá levar em consideração as diferentes práticas de letradas com a qual o sujeito convive.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.