A sociologia de Gilberto Freyre e o processo civilizador brasileiro
Resumo
O presente paper trata da sociologia de Gilberto Freyre e sua contribuição para o entendimento do processo civilizador no Brasil. Analisa a especifi cidade do processo civilizador na cultura e na sociedade brasileiras. Toma-se como textos básicos Casa grande e senzala, Novo mundo nos trópicos e Sobrados e mucambos. Freyre se utiliza de aspectos considerados triviais pela teoria social dominante, como costumes, receitas de cozinha, etiquetas, modos de lidar com o corpo, formas de alimentação, além de outros elementos de distinção social. Freyre entende a modernidade e a civilização brasileiras como resultado de uma forma específi ca da “reeuropeização” que transformou cultural e estruturalmente o país a partir de 1808 (vinda da família real) com a chega do Estado moderno e do mercado, instituições transformadoras das relações sociais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.