ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO
Resumo
A economia solidária tem como finalidade o desenvolvimento de alternativas ao modelo econômico dominante, o qual vem gerando a impossibilidade de acesso de trabalhadores à subsistência material e a melhores condições de vida. A economia solidária, como base dos empreendimentos econômicos solidários, exige dinâmicas grupais participativas, dialógicas e uma educação que desenvolva saberes emancipatórios. O presente texto visa a demonstrar a proposta pedagógica da economia solidária para o desenvolvimento de práticas baseadas na troca e construção de conhecimentos. Para isso, é apresentada uma reflexão com o objetivo de explorar conexões e alguns contornos da relação entre educação e economia solidária. O processo educativo decorre do múltiplo entrelaçamento dos sujeitos que proporcionam saberes construídos no interior dos grupos sociais – geradores de uma conscientização espontânea – e outros aprendizados construídos com agentes externos que apoiam as iniciativas de geração de trabalho e renda – constitutivos de uma conscientização induzida. A economia solidária proporciona mais que a viabilidade econômica de empreendimentos solidários, sua abrangência compreende diferentes formas de desenvolvimento que transcendem a satisfação material. Seu projeto está alicerçado na transformação da realidade de trabalhadores excluídos, que se mobilizam e se organizam na busca de alternativas para geração de trabalho e renda.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.