USOS DO PASSADO E ESCRITA DA HISTÓRIA
Resumo
Na década de 1960, percebendo que ‘toda história é uma história contemporânea’, por que escrita por homens do presente, a respeito de homens do passado, ideia cara a Croce, que Arnaldo Momigliano sublinharia ainda que, além disso, ela também pode ser fruto de diferentes usos e abusos. Para abordar esse tema, o autor procurou perscrutar quais as raízes clássicas da historiografia moderna, ou para dizer o mesmo, que inspiração, apoio e referências os historiadores modernos tiraram dos antigos; quais leituras fizeram de suas obras, e como as usaram em seu presente histórico, até, em alguns casos, como forma de justificar seus projetos de ação e de escrita da história.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.