A ARTE COMO TÉCNICA SOCIAL PARA A HUMANIZAÇÃO: OBJETO CULTURAL MEDIADOR PARA O DESENVOLVIMENTO E TRANSFORMAÇÃO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES (SENTIMENTO E EMOÇÃO)

Autores

  • Camila Mendes Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Cristina Felipe Frison Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Tatiane Superti Universidade Paranaense - UNIPAR

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v25i2.6415

Resumo

A presente pesquisa resulta de investigação bibliográfica e tem como foco a utilização da arte como uma técnica social, como apresentado por L. S. Vigotski em Psicologia da Arte (2001), podendo esta ser um objeto cultural mediador para a reflexão dos sentimentos, o desenvolvimento psíquico e a própria humanização por meio da arte, considerando a compreensão de homem da Psicologia Histórico-Cultural. Conclui-se que, compreendendo a arte como uma produção artística humana, que abrange as relações sociais, a cultura e a historicidade de uma sociedade, que objetiva as características humanas e apreende a relação dialética entre forma e conteúdo, a arte é um instrumento que possibilita a objetivação das funções psicológicas superiores, e serve como um mediador para desenvolver o psiquismo além de ter poderio para entrar em contato diretamente com as emoções e os sentimentos.

Downloads

Publicado

10-12-2018

Como Citar

MENDES, Camila; FRISON, Cristina Felipe; SUPERTI, Tatiane. A ARTE COMO TÉCNICA SOCIAL PARA A HUMANIZAÇÃO: OBJETO CULTURAL MEDIADOR PARA O DESENVOLVIMENTO E TRANSFORMAÇÃO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES (SENTIMENTO E EMOÇÃO). AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 25, n. 2, 2018. DOI: 10.25110/akropolis.v25i2.6415. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/6415. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos