VIOLÊNCIA CONTRA O HOMEM: INVESTIGAÇÃO SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO HETEROSSEXUAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2.7913Resumo
O objetivo deste estudo é compreender e discutir a violência doméstica contra homens em relacionamentos heterossexuais. Visou investigar como essas relações de violência ocorrem e o que as mantém. Método: O estudo partiu de revisões bibliográficas, apurando-se dados de artigos, livros e revistas da área. Além disso, realizou-se uma pesquisa de campo com sujeito voluntário único vítima de violência doméstica. Para a análise e compreensão dos dados utilizou-se como abordagem central a Análise do Comportamento. Resultados: A violência doméstica contra homens é uma realidade existente, mas pouco explorada na contemporaneidade. As cobranças sociais em torno da autonomia do homem, os poucos trabalhos de prevenção na área e a falta de preparo de profissionais para acolher o sofrimento masculino, dificultam a denúncia dos parceiros. O trabalho também revelou que a violência psicológica é a mais empreendida pelo público feminino. Conclusão: A violência psicológica é tão prejudicial quanto à violência física. Os comportamentos não assertivos observados no participante foram destacados como variáveis reforçadoras para a manutenção das agressões. Além disso, observou-se como as regras (casamento é para vida toda) exerce um controle forte para a manutenção da relação, a presença do reforço positivo (amor) que ainda existe na relação e a probabilidade de uma punição negativa (medo de nunca mais verem os filhos) como fatores que favorecem a manutenção da relação mesmo esta tendo conteúdos de agressão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.