VIOLÊNCIA CONTRA O HOMEM: INVESTIGAÇÃO SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO HETEROSSEXUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2.7913

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender e discutir a violência doméstica contra homens em relacionamentos heterossexuais. Visou investigar como essas relações de violência ocorrem e o que as mantém. Método: O estudo partiu de revisões bibliográficas, apurando-se dados de artigos, livros e revistas da área. Além disso, realizou-se uma pesquisa de campo com sujeito voluntário único vítima de violência doméstica. Para a análise e compreensão dos dados utilizou-se como abordagem central a Análise do Comportamento. Resultados: A violência doméstica contra homens é uma realidade existente, mas pouco explorada na contemporaneidade. As cobranças sociais em torno da autonomia do homem, os poucos trabalhos de prevenção na área e a falta de preparo de profissionais para acolher o sofrimento masculino, dificultam a denúncia dos parceiros. O trabalho também revelou que a violência psicológica é a mais empreendida pelo público feminino. Conclusão: A violência psicológica é tão prejudicial quanto à violência física. Os comportamentos não assertivos observados no participante foram destacados como variáveis reforçadoras para a manutenção das agressões. Além disso, observou-se como as regras (casamento é para vida toda) exerce um controle forte para a manutenção da relação, a presença do reforço positivo (amor) que ainda existe na relação e a probabilidade de uma punição negativa (medo de nunca mais verem os filhos) como fatores que favorecem a manutenção da relação mesmo esta tendo conteúdos de agressão.

Downloads

Publicado

25-10-2022

Como Citar

PORTELINHA, Hellen Nayra; LOPES, Gabriela Ferreira Esma; AOYAMA, Patricia Cristina Novaki. VIOLÊNCIA CONTRA O HOMEM: INVESTIGAÇÃO SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO HETEROSSEXUAL. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 30, n. 2, 2022. DOI: 10.25110/akropolis.v30i2.7913. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/7913. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos