A CLÍNICA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL E A AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL COMO ESTRATÉGIA DE ACESSO À NOVOS REFORÇADORES

Autores

  • Elitana Tábata Meurer Reichert
  • Patrícia Cristina Novaki Aoyama

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2.8713

Resumo

O enfoque principal deste trabalho é demonstrar como o desenvolvimento de repertório comportamental pode auxiliar na melhora clínica quando utilizado como estratégia de acesso à novos reforçadores. Para isso, foram utilizadas como base as intervenções realizadas durante os atendimentos clínicos efetuados no Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Paranaense, Campus Cascavel. Tais atendimentos foram pautados em métodos técnico-científicos analítico comportamentais, os quais, por sua vez, objetivaram a evolução clínica dos comportamentos apresentados na demanda. A queixa inicial do presente caso clínico incluía comportamentos de agressividade e impulsividade, além de ansiedade frequente, enquanto a demanda observada revelou déficits comportamentais nos repertórios de autoconhecimento e habilidades sociais, bem como um déficit significativo de reforçadores. Com relação aos resultados obtidos, a evolução clínica apresentada pela cliente demonstrou a eficácia da terapia em diversos aspectos, incluindo na obtenção de autoconhecimento, nos processos de tomada de decisão, e na melhora dos sentimentos de autoestima. Dessa forma, por meio do presente artigo é possível verificar a importância da ampliação do repertório comportamental como estratégia valiosa na promoção da qualidade de vida, e a importância do acesso a reforçadores como fonte mantenedora dos novos comportamentos instalados.

Downloads

Publicado

25-10-2022

Como Citar

REICHERT, Elitana Tábata Meurer; AOYAMA, Patrícia Cristina Novaki. A CLÍNICA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL E A AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL COMO ESTRATÉGIA DE ACESSO À NOVOS REFORÇADORES. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 30, n. 2, 2022. DOI: 10.25110/akropolis.v30i2.8713. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/8713. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos