AS DIFERENTES FORMAS DE VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES: A (IN) VISIBILIDADE DA VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2.8838Resumo
Introdução: Ao se estudar sobre violência a primeira referência que se tem é sobre às agressões físicas, isto é, pessoas com marcas aparentes em seus corpos, feridas por socos, empurrões, tapas ou até sendo vítimas de situações mais graves como facadas ou tiros. Raramente se pensa em uma coação e/ou intimidação verbal, como é o caso da violência psicológica, que apesar de invisível deixar marcas profundas em que é submetido a ela. Desta forma, esse trabalho bem como objetivo discutir a violência psicológica, buscando elucidar quais são suas causas e efeitos, conscientizar a população sobre os possíveis efeitos que a violência psicológica pode causar aos envolvidos, bem como investigar entre universitários a vivencia ou não desta violência, correlacionado a saúde mental e com que tipo de relação tal situação ocorria. Foi utilizado como metodologia deste trabalho a pesquisa de literaturas referentes a essa temática e um questionário online, aplicado a 101 estudantes universitários. Os resultados e discussões encontrados apontaram que a maioria dos participantes não estavam ou se encontravam em relacionamentos abusivos e que quanto mais experiências de violência os estudantes passaram em suas relações, piores foram os índices de saúde mental indicando que o tipo de relação estabelecida com parceiros, pais ou colegas pode repercutir consideravelmente na saúde mental, corroborando com os dados de literatura que indicam as sérias consequências que a prática de violência psicologia pode produzir em suas vítimas. Conclui-se desta forma que reconhecer os atos de violência psicológica podem ser importantes para a prevenção e remediação desta situação e que mais estudos precisam ser feitos e divulgados auxiliando a quebra desta violação invisível.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.