IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARENTAL NA ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE EM RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v25i1.2025-11740Palavras-chave:
Ansiedade, Depressão, Estresse Parental, Práticas educativas parentaisResumo
A pesquisa na área da parentalidade é um campo vasto e crucial para a compreensão do desenvolvimento humano e das relações familiares. A parentalidade não se resume apenas a uma função biológica ou social; ela é um processo dinâmico e complexo, que engloba a forma como os responsáveis se relacionam com seus filhos, oferecendo cuidado, apoio emocional, e um ambiente propício ao crescimento. Este estudo investigou os efeitos de um programa de educação parental sobre os níveis de ansiedade, depressão e estresse entre pais e cuidadores. O programa, denominado "Programa de Qualidade na Interação Familiar" (PQIF), consiste em oito encontros estruturados, os quais têm como objetivo fornecer ferramentas para o manejo adequado do comportamento infantil, promovendo práticas educativas positivas. Inicialmente, participaram 11 pais/cuidadores, recrutados por meio de divulgação online, que se envolveram em atividades que incluíam a aplicação de questionários, vivências e autorreflexões. Os resultados indicaram benefícios emocionais ao final do programa, com efeitos positivos na qualidade da interação familiar e nas práticas parentais. Este estudo contribui para a compreensão da importância de programas educacionais no apoio à parentalidade e à saúde mental de pais e cuidadores.
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