IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARENTAL NA ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE EM RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v25i1.2025-11740

Palavras-chave:

Ansiedade, Depressão, Estresse Parental, Práticas educativas parentais

Resumo

A pesquisa na área da parentalidade é um campo vasto e crucial para a compreensão do desenvolvimento humano e das relações familiares. A parentalidade não se resume apenas a uma função biológica ou social; ela é um processo dinâmico e complexo, que engloba a forma como os responsáveis se relacionam com seus filhos, oferecendo cuidado, apoio emocional, e um ambiente propício ao crescimento. Este estudo investigou os efeitos de um programa de educação parental sobre os níveis de ansiedade, depressão e estresse entre pais e cuidadores. O programa, denominado "Programa de Qualidade na Interação Familiar" (PQIF), consiste em oito encontros estruturados, os quais têm como objetivo fornecer ferramentas para o manejo adequado do comportamento infantil, promovendo práticas educativas positivas. Inicialmente, participaram 11 pais/cuidadores, recrutados por meio de divulgação online, que se envolveram em atividades que incluíam a aplicação de questionários, vivências e autorreflexões. Os resultados indicaram benefícios emocionais ao final do programa, com efeitos positivos na qualidade da interação familiar e nas práticas parentais. Este estudo contribui para a compreensão da importância de programas educacionais no apoio à parentalidade e à saúde mental de pais e cuidadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ananda Appel Gonzatto, Universidade Paranaense

Graduanda em Psicologia. Universidade Paranaense (UNIPAR).

Mario Luis Schipanski Júnior, Universidade Paranaense

Graduando em Psicologia. Universidade Paranaense (UNIPAR). Orientando PIBIC do Curso de Psicologia - UNIPAR.

Silvane Tedesco Romani, Universidade Paranaense

Graduanda em Psicologia. Universidade Paranaense (UNIPAR). Orientanda PIC do Curso de Psicologia - UNIPAR.

Thaís Cristina Gutstein Nazar, Universidade Paranaense

Doutora em Educação. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Psicóloga, Docente e Orientadora PIC/PIBIC do Curso de Psicologia - UNIPAR.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARRETO, S. et al. Parent Stress and Observed Parenting in a Parent-Child Interaction Task in a Predominantly Minority and Low-Income Sample. Arch Pediatr 9: 308. 2024. https://doi.org/10.29011/2575-825X.100308. Acesso em: 16 set. 2024.

BOTEGA, Neury. et al. Mood disorders among medical in-patients: a validation study of the hospital anxiety and depression scale (HAD). Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 29, n. 5, p. 355-363, 1995. DOI: 10.1590/S0034-89101995000500004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/24135. Acesso em: 7 ago. 2023.

BORNSTEIN, M. H. (Ed.). Handbook of Parenting: Volume 1: Children and Parenting. 3. ed. Routledge, 2019.

BUTLER, N. et al. The Contributing Role of Family, School, and Peer Supportive Relationships in Protecting the Mental Wellbeing of Children and Adolescents. School Mental Health. DOI: 10.1007/s12310-022-09502-9. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12310-022-09502-9. v. 14, n. 3, 6 fev. 2022. Acesso em 12 ago. 2024.

COHEN, S.; KAMARCK, T.; MERMELSTEIN, R. Uma medida global de estresse percebido. Jornal de Saúde e Comportamento Social. 24 (4), 385–396. 1983. https://doi.org/10.2307/2136404.

CHEN, Anjier; TREVIÑO, Linda Klebe. Journal of Applied Psychology. 2021. Disponível em: https://www.apa.org/pubs/journals/features/apl-0000862.pdf. Acesso em: 21 ago. 2025.

DUCA, D. S. et al. Emotions and Emotion Regulation in Family Relationships. Revista Romaneasca pentru Educatie Multidimensionala, v. 15, n. 2, p. 114–131, 10 abr. 2023.

FRIZZO, N. et al. A coparentalidade como mediadora entre a desregulação emocional de mães e a percepção da regulação emocional de seus filhos adolescentes. Journal of Family Psychology, [s. l.], v. 33, n. 2, p. 203-214, 2023. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-42212023000101214. Acesso em: 21 ago. 2025.

GAMBETTA-TESSINI, K.; MARIÑO, R.; MORGAN, M.; EVANS, W.; ANDERSON, V. Stress and health-promoting attributes in Australian, New Zealand, and Chilean dental students. Journal of Dental Education, 77(6), 801-809. https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2013.77.6.tb05532.x. 2013.

LI, Z. The relation between the parenting styles and children’s lying behavior. Routledge. https://www.taylorfrancis.com/chapters/oa-edit/10.1201/9781032676043-74/relation-parenting-styles-children-lying-behavior-zhitong-li. 2024. eISBN: 9781032676043. Acesso em 17 set. 2024

LIPPMAN, L.; LONG, J. The Impact of Intensive Parenting on Parental Mental Health: A Systematic Review. Journal of Affective Disorders, v. 301, p. 1-10, 2022.

LO, C. K. M. et al. Social, Community, and Cultural Factors Associated with Parental Stress in Fathers and Mothers. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 20, n. 2, p. 1128, 1 jan. 2023.

NAIK, V.; TRIVEDI, G.; TRIVEDI, R. G. (2024). Navigating Generational Patterns: How Childhood Trauma Shapes Authoritative Parenting Practices in Indian Families. International Journal of Indian Psychology, 12(2), 4179-4189. DOI:10.25215/1202.372. 2024. Acesso em: 17 set. 2024.

QUEEN'S UNIVERSITY BELFAST. Parenting and family interventions in lower and middle-income countries for child and adolescent mental health: A systematic review. [S. l.: s. n.], 2022. Disponível em: https://pure.qub.ac.uk/en/publications/parenting-and-family-interventions-in-lower-and-middle-income-cou. Acesso em: 21 ago. 2025.

PETANI, I. R.; MACUKA, I.; TUCAK JUNAKOVIC. PARENTHOOD: A THEMATIC ANALYSIS OF PARENTS' EXPERIENCES. INTED2022, Proceedings, pp. 3235-3245, 2022. DOI: https://doi.org/10.21125/inted.2022.0917. Disponível em: https://library.iated.org/view/PETANI2022PAR. Acesso em: 05 set. 2024

REIS, R. S.; HINO, A. A. F.; AÑEZ, C. R. R. Perceived Stress Scale: Reliability and Validity Study in Brazil. Journal of Health Psychology. 15(1), 107–114. 2010. https://doi.org/10.1177/1359105309346343.

ROSKAM, I. et al. Parental Burnout: A Review of the Literature and a Call for Research. Clinical Psychology Review, v. 79, p. 101855, 2020.

SALAVERA, C.; URBÓN, E.; USÁN, P.; ANTOÑANZAS, J. L. Estilos parentales y creencias agresivas. El papel mediador de los afectos. Anales de Psicología / Annals of Psychology, 40(1), 76–84. https://doi.org/10.6018/analesps.532741. 2024. Acesso em 17 set. 2024.

SHOLICHACH, M.; KUSHARTATI, S. Empathic Communication Training to Increase Family Resilience. Journal of Educational, Health and Community Psychology, v. 1, n. 1, p. 177, 1 abr. 2023.

SINGH, Rajiv Kumar; KATHURIA, Sunita J. Parenting Styles of Parents Having Children with and Without Disability: A Comparative Study. IJFMR Volume 6, Issue 1, January-February 2024. DOI 10.36948/ijfmr.2024.v06i01.12939. Acesso em: 17 set. 2024.

WEBER, L. N. D.; SALVADOR, A. P. V.; BRANDENBURG, O. J. Programa de Qualidade na Interação Familiar: manual para aplicadores (2a ed.). 2011. Curitiba: Juruá.

WEBER, L. N. D.; BRANDENBURG, O. J.; SALVADOR, A. P. V. Programa de Qualidade na Interação Familiar: orientação e treinamento para pais. Psico, 37, 139-150. 2006. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1428.

WEBER, L. N. D.; BRANDENBURG, O. J.; SALVADOR, A. P. V. Programa de qualidade na interação familiar: Manual para facilitadores (3a ed.). Juruá. 2018.

WU, Feifei; HUTAGALUNG, Fonny Dameaty; CHEAH SOON LEE, Kenny. Relationships between Parenting Style and Children’s Self-Efficacy: A Systematic Review. International Journal of Advanced Research in Education and Society, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 347-362, june 2024. ISSN 2682-8138. Disponível em: <https://myjms.mohe.gov.my/index.php/ijares/article/view/26574>. Acesso em: 17 set. 2024.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Como Citar

GONZATTO, Ananda Appel; SCHIPANSKI JÚNIOR, Mario Luis; ROMANI, Silvane Tedesco; GUTSTEIN NAZAR, Thaís Cristina. IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARENTAL NA ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE EM RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 73–92, 2025. DOI: 10.25110/educere.v25i1.2025-11740. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/11740. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)