FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO PARA SUICÍDIO EM ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v25i1.2025-11741Palavras-chave:
Adolescentes, Fatores de Risco, Fatores de Proteção, Saúde Mental, SuicídioResumo
A adolescência é uma fase de profundas transformações físicas, emocionais e sociais, caracterizada pela busca intensa por identidade. Este estudo investiga os fatores de risco e proteção associados à ideação e tentativa de suicídio entre adolescentes de 14 a 18 anos em escolas públicas de um município do sudoeste do Paraná. A pesquisa utilizou dados quantitativos de 1,626 participantes, coletados por meio do Questionário Juventude Brasileira Fase II, da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, da Escala de Autoeficácia, da Escala de Autoestima e da Escala de satisfação com a vida. Os resultados indicam que fatores como violência intrafamiliar e extrafamiliar, preconceito, ansiedade e depressão estão positivamente correlacionados com a ideação e tentativa de suicídio. Por outro lado, fatores de proteção como satisfação escolar, relação familiar, sentimento de pertença, satisfação com a vida e autoeficácia mostraram correlações negativas significativas, sugerindo que aumentos nesses fatores estão associados a uma redução na ideação e tentativa de suicídio. Esses achados ressaltam a importância de promover ambientes de apoio e intervenções que fortaleçam esses fatores de proteção para prevenir o comportamento suicida entre adolescentes.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BOTEGA, Neury et al. Mood disorders among medical in-patients: a validation study of the hospital anxiety and depression scale (HAD). Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 29, n. 5, p. 355-363, 1995. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/24135. Acesso em: 7 ago. 2023.
BUTLER, N. et al. The Contributing Role of Family, School, and Peer Supportive Relationships in Protecting the Mental Wellbeing of Children and Adolescents. School Mental Health, v. 14, n. 3, 6 fev. 2022. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12310-022-09502-9. Acesso em: 12 ago. 2024.
COCI, C. et al. Psychological and behavioral characterization of suicide ideators and suicide attempters in adolescence. Frontiers in Psychiatry, v. 13, 10 out. 2022.
DELL'AGLIO, D. et al. Revisando o Questionário da Juventude Brasileira: Uma nova proposta. In: DELL'AGLIO, D.; KOLLER, S. H. (org.). Adolescência e juventude: Vulnerabilidade e contextos de proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. p. 259–270.
DEWI, C.; DEMANG, F. Y. Relationship between Culture and Self-Efficacy with Risk of Suicide among High School Adolescents in Langke Rembong District, Manggarai Regency, East Nusa Tenggara. International Journal of Nursing and Health Services, v. 4, n. 1, p. 66–73, 20 fev. 2021.
DIENER, E.; EMMONS, R. A.; LARSEN, R. J.; GRIFFIN, S. The Satisfaction With Life Scale. Journal of Personality Assessment, v. 49, n. 1, p. 71–75, 1985. DOI: 10.1207/s15327752jpa4901_13.
EUZÉBIOS FILHO, Antonio; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Fatores de risco e de proteção: percepção de crianças e adolescentes. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 14, n. 2, p. 125-141, dez. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2006000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 1 jul. 2024.
FALLAHI-KHOSHKNAB, M. et al. Instability of emotional relationships and suicide among youth: a qualitative study. BMC Psychiatry, v. 23, n. 1, 18 jan. 2023. Disponível em: https://bmcpsychiatry.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12888-023-04534-0. Acesso em: 12 ago. 2024.
HUTZ, C. S. Adaptação da escala de autoestima de Rosenberg. Manuscrito não publicado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2000.
HUTZ, C. S.; ZANON, C. Revisão da adaptação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg. Avaliação Psicológica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 10, n. 1, p. 41-49, 2011.
LIMA, V. D. de et al. Saúde mental no ensino superior: revisão de literatura. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 26, n. 3, p. 312, 2022.
LOURENÇO, M. S. D. G. O sentido de pertença de adolescentes ao ambiente escolar e sua interface com o apoio social e a saúde mental. 2020. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.
MARZETTI, H.; MCDAID, L.; O'CONNOR, R. “Am I really alive?”: Understanding the role of homophobia, biphobia and transphobia in young LGBT+ people’s suicidal distress. Social science & medicine, v. 298, 1 fev. 2022.
REPPOLD, Caroline et al. Escala de Satisfação com a Vida: Evidências de validade e precisão junto de universitários portugueses. Revista de estudios e investigación en psicología y educación, v. 6, n. 1, p. 15-23, 2019.
SCHWARZER, R.; JERUSALEM, M. Generalized Self-Efficacy scale. In: WEINMAN, J.; WRIGHT, S.; JOHNSTON, M. Measures in health psychology: a user’s portfolio. Causal and control beliefs. Windsor (UK): NFER-NELSON, 1995. p. 35-37.
SENADO FEDERAL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069/1990. 6. ed. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023. 122 p.
SHAGUFTA, S. Self-esteem and Suicidal Ideation in Undergraduate Students. Psychologia, v. 16, n. 1, p. 13–21, 17 out. 2022.
SHOIB, S. et al. Exposure to violence and the presence of suicidal and self-harm behaviour predominantly in Asian females: scoping review. Middle East Current Psychiatry, v. 29, n. 1, 18 ago. 2022.
TEIXEIRA, M. A. P.; DIAS, A. C. G. Propriedades psicométricas da versão traduzida para o português da Escala de Autoeficácia Geral Percebida de Ralph Schwarzer. In: REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 35., 2005, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2005. p. 2.
WINDARWATI, H. D. et al. Relationship between stress, anxiety, and depression with suicidal ideation in adolescents. Jurnal Ners, v. 17, n. 1, 24 abr. 2022.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Adolescent Health. 2023. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/adolescent-health#tab=tab_1. Acesso em: 6 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.





