CARACTERIZAÇÃO DO REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS DE UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7347Resumo
As habilidades sociais no contexto universitário se constituem em características fundamentais para tornar mais dinâmicas as relações interpessoais, favorecendo a tomada de decisões assertivas. Habilidades sociais, entre tantas definições, podem ser consideradas como um conjunto de competências que favorecem o início e a manutenção de relacionamentos sociais (BOLSONI-SILVA et al., 2010; DEL PRETTE; DEL PRETTE, 1999). Os déficits em habilidades sociais podem trazer problemas acadêmicos e interpessoais aos universitários. Deste modo, objetiva-se caracterizar o repertório de habilidades sociais, entendendo ser relevante desenvolver pesquisas que visem detectar as demandas existentes, no sentido de propiciar aos universitários o acesso dos resultados, com intuito de conhecerem suas habilidades sociais, assim como seus possíveis déficits. Nesse sentido, participaram do presente estudo 264 universitários da 2º e 3º séries dos cursos de ciências exatas e sociais aplicadas, utilizando-se do Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Nos resultados válidos de escores, em habilidades sociais, foram encontradas diferenças entre os cursos e entre gêneros dentro do mesmo curso, demonstrando que um número expressivo de acadêmicos se enquadra nos parâmetros estabelecidos como indicação para Treinamentos em Habilidades Sociais, conforme os dados normativos para os escores fatoriais (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2016).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.