COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS EM MORIN

Autores

  • Ivanor Luiz Guarnieri
  • Fábio Lopes Alves

Resumo

As análises aqui produzidas são resultados de pesquisa desenvolvida em Filosofia da Ciência, levando em consideração as questões do conhecimento, de sua produção e dos critérios acerca da verdade. O problema do conhecimento é central na investigação e sobre ele são feitos recortes temáticos tomados do Racionalismo, observando nesse conjunto a posição de Edgar Morin e suas propostas metodológicas ante o quadro atual de desenvolvimento da ciência e da educação. O presente estudo se desdobra em duas partes. A primeira trata de algo capital para o entendimento do método de Morin, ou seja, a concepção de homem. Nesse caso parte inicialmente de uma concepção relativamente simples que o via como animal racional, seja em Aristóteles ou em Descartes, com a de Morin, que entende o homem como ser complexo. A segunda, se ocupa especificamente com o problema do método, que em Morin é o da complexidade, isto é, um método complexo para explicar fenômenos complexos e que tem na chamada religação dos saberes um de seus fundamentos.

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Como Citar

GUARNIERI, Ivanor Luiz; ALVES, Fábio Lopes. COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS EM MORIN. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 7, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/1508. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão