Posturas reflexivas para uma avaliação da aprendizagem no curso de direito

Autores

  • Celso Hiroshi Iocohama

Resumo

Considerando a importância que a avaliação tem para o processo
de ensino-aprendizagem, o artigo apresenta uma relação de comportamentos
envolvendo a prática do educador, a partir dos quais estabelece questionamentos
com o intuito de permitir uma maior refl exão sobre a criação do instrumento de
avaliação, sua aplicação e o feedback dele resultante. Alertando para os problemas
que envolvem o tempo e os desvios para tornar a avaliação um instrumento
de coação ou de comodismo para o avaliador, demonstra-se a importância da
transparência e clareza que devem envolver sua aplicação, bem como o objetivo
maior de diagnosticar a efi cácia do processo de aprendizagem, exigindo do
avaliador uma postura de atenção para com os resultados obtidos.

Downloads

Publicado

22-01-2008

Como Citar

IOCOHAMA, Celso Hiroshi. Posturas reflexivas para uma avaliação da aprendizagem no curso de direito. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 4, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/174. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos