O ENSINO JURÍDICO FUNDADO NO RESPEITO À DIGNIDADE DO ACADÊMICO

Autores

  • Silvana Mara Ferneda Ramos Peixoto
  • Celso Hiroshi Iocohama

Palavras-chave:

Ensino jurídico, Dignidade do acadêmico, bullying, Pensamento crítico

Resumo

O presente artigo prima por apresentar algumas considerações sobre o Ensino Jurídico e a participação efetiva do aluno do curso de Direito quando das aulas ministradas, alertando para os problemas de não serem desenvolvidas e/ou mesmo observadas suas indagações, sendo-lhes tolhida toda forma de senso crítico, desrespeitando a dignidade da pessoa do acadêmico e evidenciando uma forma silenciosa e perigosa de bullying. Demonstra a importância da efetiva participação do aluno quando do Ensino Jurídico, bem como objetiva trazer à baila questionamentos para que se possa diagnosticar a eficácia do processo ensino-aprendizagem, exigindo tanto do docente, do discente, quanto do sistema educacional uma postura de atenção para com os resultados obtidos.

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Como Citar

PEIXOTO, Silvana Mara Ferneda Ramos; IOCOHAMA, Celso Hiroshi. O ENSINO JURÍDICO FUNDADO NO RESPEITO À DIGNIDADE DO ACADÊMICO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 11, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/3933. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Revisão