A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
É possível observar nos últimos anos um aumento significativo na preocupação de governantes e da comunidade em geral com a qualidade e a quantidade dos recursos naturais em nosso planeta. Discussões sobre desenvolvimento sustentável, meio ambiente e educação estão constantemente presentes nos mais variados círculos sociais. Dessa maneira, a Educação Ambiental enquadra-se como a uma forma eficiente de promover a difusão de questões ambientais e preservação para toda a sociedade, uma vez que tem como principal objetivo a conscientização dos alunos de que o planeta passa por um período de intensas transformações que desencadeiam desequilíbrios naturais, os quais afetam a qualidade dos recursos naturais como água, solo e ar e, ainda, podem alterar drasticamente o clima e a amplitude dos habitats naturais, resultando em reduções na biodiversidade e na qualidade de vida humana. Nesta revisão bibliográfica, apresentaremos um breve histórico da Educação Ambiental no mundo e, principalmente, no Brasil, bem como a legislação que rege o tema no nosso país. Posteriormente, serão abordadas as principais e mais recentes pesquisas e métodos em relação à Educação Ambiental no país, a fim de verificar se a obrigatoriedade ou a arbitrariedade da implementação da disciplina nas instituições de ensino são relevantes para a efetividade dos principais objetivos da Educação Ambiental.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.