RAÇA, COR E ESCOLARIDADE: RELAÇÕES E DESAFIOS

Autores

  • Adriele Regina Marcato
  • Sara Cristina de Oliveira Rocha
  • Taini Gonzaga Visconsini
  • Vivianne Augusta Pires Simões

Resumo

O presente artigo é uma revisão bibliográfica, com o propósito de realizar uma reflexão sobre a desigualdade existente entre raça e cor quando se fala em educação. Apontar, mesmo com poucas pesquisas realizadas sobre o tema, o quanto a sociedade tenta mascarar essa desigualdade racial balizando como se essa desigualdade fosse por causa das diferenças socioeconômicas. E o quanto. muitas vezes, o sistema educacional e os funcionários desses sistemas não estão preparados para trabalhar sobre o tema racismo, e fazer com que seus alunos se sintam pertencentes ao sistema educacional. Consequentemente, essa desigualdade racial acaba afetando à entrada das pessoas pretas e pardas no mercado de trabalho por terem uma baixa escolaridade em relação aos brancos. Essas pessoas com baixa escolaridade sujeitam-se a trabalhar com um salário muito inferior que os salários dos brancos, por não terem qualificação necessária.

Biografia do Autor

Adriele Regina Marcato

Sara Cristina de Oliveira Rocha

Taini Gonzaga Visconsini

Vivianne Augusta Pires Simões

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Publicado

18-03-2016

Como Citar

Marcato, A. R., Rocha, S. C. de O., Visconsini, T. G., & Simões, V. A. P. (2016). RAÇA, COR E ESCOLARIDADE: RELAÇÕES E DESAFIOS. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 15(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/5613

Edição

Seção

Artigos de Revisão