A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DE INTELECTO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: O DESAFIO DOCENTE
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos relevantes acerca dos desafios dos professores com relação à inclusão dos alunos com deficiência de intelecto na rede regular de ensino. A história da educação especial brasileira com as fundamentações determinadas pela legislação vigente aponta os caminhos a serem galgados pelos professores no que diz respeito a assegurar o ensino de qualidade aos alunos deficientes, porém, ao fazermos uma retrospectiva destes caminhos, percebemos que apesar das pessoas com deficiência intelectual terem conquistado seus direitos, ainda há muito a se fazer em prol de uma educação emancipadora. A legislação e os documentos orientadores e normativos tanto do MEC quanto da SEED, assim como os projetos e currículos específicos para o atendimento dos alunos especiais explicitam a importância da formação e capacitação, inicial e continuada dos professores da rede pública de ensino. Considera-se que os problemas enfrentados pelos professores estão vinculados, na maioria das vezes, na ausência do (re) conhecimento das características dos alunos DI (Deficiência Intelectual), por isso, acabam contribuindo com a ausência de possibilidades de avanço desses alunos, o que leva ao fracasso escolar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.