GRAMÁTICA E TEXTO: O TRABALHO COM AS PREPOSIÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v17i2.2017.6602Resumo
No presente estudo analisou-se uma proposta de ensino das preposições presente no livro didático “Português: leitura, produção, gramática”, de Leila Lauar Sarmento da 6ª série do Ensino Fundamental. Para tanto, partiu-se do escopo funcionalista de análise da língua, objetivando aliar as contribuições teóricas desse escopo à prática de ensino. Observou-se que o livro didático analisado apresenta diferentes gêneros textuais dos quais presume partir a análise linguística, contudo, esses textos não são explorados, servindo apenas de pretexto. Destacou-se a preocupação com a explicitação dos sentidos oriundos das preposições, no entanto, os sentidos mencionados foram restritos, revelando uma concepção de gramática desvinculada da interação verbal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.