ENSINO PERIÓDICO EM TEMPO INTEGRAL: UMA FORMA DE GARANTIR UM DIREITO CONSTITUCIONAL À EDUCAÇÃO

Autores

  • Luiz Roberto Prandi
  • Ricardo Muciato Martins
  • Tatiane Henrique Sousa Machado
  • Caroline Maísa Gomes
  • Luiz Paulo Petri Lima
  • Rayane Faria Aguiar
  • Sabrina Krüger

Palavras-chave:

Constituição Brasileira de 1988, Escola de período integral, Cidadania.

Resumo

Considerando as constantes mudanças da sociedade contemporânea, a atual educação e os direitos fundamentais garantidos pela nova e atual Constituição Federal do Brasil, o projeto tem como objetivo analisar as maneiras em que o Estado poderá fazer desses direitos uma realidade brasileira. Vem à conclusão de que a educação é o alicerce do desenvolvimento da sociedade e do cumprimento dos direitos constitucionais, se tornando imprescindível uma reforma educacional com a implantação de escolas em período integral para que se possa ter tempo suficiente para o real aprendizado do aluno, em um sistema onde a família e toda sociedade possa efetivamente contribuir para o seu desenvolvimento, e que o aluno possa sair da escola conscientizado por valores humanísticos, capacitado para a vida laborativa, exercendo sua cidadania, de tal modo que possa promover melhoras para as futuras gerações, garantindo um desenvolvimento justo de toda a nação, resgatando assim e fazendo-se valer os princípios da Lei Maior Brasileira.

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Publicado

24-04-2014

Como Citar

PRANDI, Luiz Roberto; MARTINS, Ricardo Muciato; MACHADO, Tatiane Henrique Sousa; GOMES, Caroline Maísa; LIMA, Luiz Paulo Petri; AGUIAR, Rayane Faria; KRÜGER, Sabrina. ENSINO PERIÓDICO EM TEMPO INTEGRAL: UMA FORMA DE GARANTIR UM DIREITO CONSTITUCIONAL À EDUCAÇÃO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 12, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/4533. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa