A PERFORMANCE DO UNIVERSO COMUNICACIONAL NA PUBLICIDADE IMPRESSA DE UMUARAMA/PR EM CINCO DÉCADAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v17i2.2017.6603Resumo
Esta investigação percorreu as origens da mídia impressa, o jornal, em Umuarama/PR, sob uma perspectiva histórica e também de aspectos da linguagem que se referem à dinâmica da produção discursiva bem como da técnica, com vistas no crescimento e tendências da atividade publicitária para o desenvolvimento local e regional. O estudo centrou-se na análise de exemplares de jornais, desde as primeiras edições no início dos anos 1960 até 2007, a fim de identificar as transformações pelas quais passaram a comunicação publicitária impressa com ênfase nos aspectos verbal e visual da linguagem e seus desdobramentos. O acesso a esse material se deu por meio de visitas e de consultas a alguns acervos públicos e institucionais e também de exemplares de circulação periódica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.