AS MARCAS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL NOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNIPAR E DA UFAC E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACIONAL

Autores

  • Luiz Roberto Prandi Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Wendell Fiori de Faria
  • Sônia Maria Moro do Nascimento
  • Vanessa Carvalho dos Santos
  • Phelipe Hydemy Saquetti Matimoto
  • Perci Fábio Santos Fontoura
  • Pedro Henrique Marangoni

Resumo

Buscou-se com este trabalho lançar um olhar sobre o princípio da “inclusão social” que é um direito assegurado pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Assegurou-se com este direito social e educacional permitir acessibilidade às pessoas com necessidades especiais nas instituições de ensino básico e ensino superior, como consta no art. 206 da CF/88 e do art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que deverá ser introduzida por meio de um documento interno denominado de Projeto Político Pedagógico – PPP. Com esta análise procura-se mostrar a eficácia da inclusão educacional por meio dos projetos político pedagógicos das Instituições de Ensino Superior dos Cursos de Pedagogia da Universidade Paranaense – UNIPAR – Campus – Umuarama/PR e da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta de Cruzeiro do Sul/AC. Este estudo foi submetido à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UNIPAR e possui protocolo de aprovação nº. 27493/15. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada uma pesquisa documental para compreender como a inclusão educacional é proposta nos documentos analisados, com abordagem qualitativa. É possível concluir-se, deste modo, que o curso de Pedagogia e seu PPP têm papel fundamental na formação de um professor de qualidade que saiba integrar as crianças com deficiência, proporcionando-lhes uma inclusão efetiva na vida escolar e, futuramente, no ambiente universitário.

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Publicado

19-12-2016

Como Citar

PRANDI, Luiz Roberto; FARIA, Wendell Fiori de; NASCIMENTO, Sônia Maria Moro do; SANTOS, Vanessa Carvalho dos; MATIMOTO, Phelipe Hydemy Saquetti; FONTOURA, Perci Fábio Santos; MARANGONI, Pedro Henrique. AS MARCAS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL NOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNIPAR E DA UFAC E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACIONAL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 16, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/5972. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa