AS INTERFACES DO MEIO DE COMUNICAÇÃO REVISTA COM O SUJEITO PRODUTOR, NO CENÁRIO REGIONAL: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA E SUAS FORMAS DE EXPRESSÃO
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v19i2.2019.7730Resumo
A presente pesquisa centrou-se na análise de materiais publicitários impressos, mais precisamente em anúncios publicitários, veiculados nas revistas produzidas em Umuarama-PR e região, no período de 2010 a 2018, a fim de verificar o potencial comunicativo das mensagens. O foco da análise são os aspectos linguísticos e semióticos, bases fundamentais para revelar o processo discursivo desse material do ponto de vista da linguagem e de suas interfaces do meio de comunicação (a mídia revista) com o sujeito produtor (o codificador da mensagem). Em relação a esses aspectos, foi analisada a dinâmica discursiva de quatro revistas produzidas em Umuarama/PR, sendo elas: Viajar é preciso; Radar Umuarama; Território Feminino; e Vitrine Concept; e uma produzida na cidade de Cianorte/PR, a revista Lar. Este estudo descreve, portanto, o perfil, tanto do ponto de vista do segmento de comunicação quanto da dinâmica discursiva de cada uma dessas revistas mencionadas e também de quatro anúncios impressos, sendo eles: Escola Satélite, Jamel, Dr. Thiago Iria e Casa Toesca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.