DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO: CONCEPÇÕES DE ADOLESCENTES E O TRABALHO EDUCATIVO EM SAÚDE

Autores

  • Mikhael dos Santos Theodoro
  • Bárbara Cossettin Costa Beber Brunini

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v18i1.2018.6796

Resumo

A definição da identidade do ser humano inicia-se na adolescência, fase que molda o caráter, o saber, e o intelecto individual. A educação nessa fase torna-se essencial, principalmente em relação à saúde do adolescente. Sabe-se que o enfermeiro é legal e eticamente responsável pela educação em saúde, conhecedor também da população local, e de suas realidades. O objetivo do presente estudo foi compreender como a diversidade sexual e as relações de gênero são produzidas e reproduzidas por meio da revisão de literatura e como a atuação do enfermeiro enquanto educador pode ser diferencial na educação sexual. Investir na saúde da população adolescente e jovem é custo efetivo porque garante também energia, espírito criativo, inovador e construtivo dessas pessoas, que devem ser consideradas como um rico potencial, capaz de influenciar de forma positiva o desenvolvimento do país. Conclui-se assim que é importante que o enfermeiro realize educação em saúde com os adolescentes para contribuir com seu crescimento intelectual, respeitando suas escolhas e permitindo que o autocuidado aconteça de fato, assim os adolescentes podem tornar-se mais independentes em sua saúde e bem-estar.

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Publicado

30-05-2018

Como Citar

THEODORO, Mikhael dos Santos; BRUNINI, Bárbara Cossettin Costa Beber. DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO: CONCEPÇÕES DE ADOLESCENTES E O TRABALHO EDUCATIVO EM SAÚDE. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 18, n. 1, 2018. DOI: 10.25110/educere.v18i1.2018.6796. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/6796. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão