DIÁLOGOS SOBRE UMA PSICOLOGIA FEMINISTA: A SORORIDADE NO COM(BATE) À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.8047Resumo
O presente trabalho bibliográfico/ afetivo/ afetado constitui-se a partir de uma obrigatoriedade na formação de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), das inquietações acadêmicas decorrentes da prática de estágio e dos nossos corpos desassossegados sobre violência contra mulheres e as amarras do patriarcado. Este estudo objetivou contextualizar, através dos Estudos Feministas e de reflexões Pós Estruturalistas, os diálogos propostos pela Psicologia Feminista e suas intervenções nos processos de formação profissional a favor da sororidade em diferentes estabelecimentos de atenção, acolhimento e denúncias destas situações contra o gênero feminino. Apresenta-se como uma pesquisa qualitativa resultante de revisão literária e convida a (o) leitora a refletir sobre as prováveis fissuras que possibilitam a resistência de nosso corpo às práticas enrijecidas por discursos culturais normatizados pelo machismo e patriarcado, reconhecendo a emergência da sororidade enquanto instrumento fundamental para a elaboração de práticas psi no com(bate) às situações de violências contra a mulher.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.