O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v18i2.2018.6973Resumo
O bullying é um fenômeno mundial que tem se manifestado tanto em escolas públicas como privadas. Algumas escolas não admitem a ocorrência do bullying entre seus alunos, ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. De origem inglesa, corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica que ocorrem nas instituições de ensino. Crianças e jovens vítimas de bullying, na maioria das vezes, sofrem caladas frente ao comportamento de seus ofensores. As consequências podem ser desastrosas, desde repetência e evasão escolar, até isolamento, depressão e, em casos extremos, suicídios e homicídios. A presente pesquisa justifica-se em razão da importância do professor conhecer as consequências que o bullying pode trazer para às vítimas, e assim ajudar na prevenção e no combate em sala de aula, através das suas falas, gestos e ações, que podem prevenir ou até mesmo provocar o bullying. Neste contexto, buscou-se realizar uma pesquisa cujo foco foi compreender o que é o bullying, como ele ocorre e as suas consequências no ambiente escolar; analisar a maneira como os educadores percebem a existência deste fenômeno e como interferem quando percebem a ocorrência do bullying, além de verificar se as ações por parte dos professores podem implicar na ocorrência do bullying na sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.