ANÁLISE DO TUTOR MEDIADOR A LUZ DOS REFERENCIAIS DE QUALIDADE EM EAD
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7669Resumo
Na grande maioria dos discursos acerca da EaD, uma ampla diversidade de termos é apresentada e utilizada para referir-se ao indivíduo que faz a mediação. Entre os vários envolvidos no processo de ensino-aprendizagem da EaD, temos a figura do “tutor mediador”, que emerge de formas múltiplas. Embora os estudos apresentem um vasto material e informações acerca do tutor mediador, essa pesquisa aborda a sua especificidade, a sua capacitação necessária, indicando a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre a atuação do tutor mediador, segundo a sua própria perspectiva. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar, numa Universidade privada, o trabalho que o tutor mediador desenvolve, segundo a sua própria ótica, com foco, em particular, na relação entre a atuação do tutor e as questões da qualidade em EaD. O trabalho visou responder as seguintes questões de estudo: Qual a importância do tutor no processo ensino-aprendizagem na modalidade à distância? Qual a importância dos referenciais de qualidade para a educação superior a distância? Foi constado que se tutor é uma atividade bem mais complexa do que se pode relacionar. A exploração dos recursos de aprendizagem, a divulgação eficiente de informações essenciais, a administração, a observação, o acompanhamento, a reflexão, o esclarecimento, o apoio motivacional e a avaliação são aspectos fundamentais do trabalho do tutor mediador, podendo estabelecer que esse profissional na realidade é um professor e, portanto, um ser central à aprendizagem e que os referenciais de qualidade são a base de toda EaD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.