ANÁLISE DO TUTOR MEDIADOR A LUZ DOS REFERENCIAIS DE QUALIDADE EM EAD

Willer Carlos de Oliveira

Resumo


Na grande maioria dos discursos acerca da EaD, uma ampla diversidade de termos é apresentada e utilizada para referir-se ao indivíduo que faz a mediação. Entre os vários envolvidos no processo de ensino-aprendizagem da EaD, temos a figura do “tutor mediador”, que emerge de formas múltiplas. Embora os estudos apresentem um vasto material e informações acerca do tutor mediador, essa pesquisa aborda a sua especificidade, a sua capacitação necessária, indicando a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre a atuação do tutor mediador, segundo a sua própria perspectiva. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar, numa Universidade privada, o trabalho que o tutor mediador desenvolve, segundo a sua própria ótica, com foco, em particular, na relação entre a atuação do tutor e as questões da qualidade em EaD. O trabalho visou responder as seguintes questões de estudo: Qual a importância do tutor no processo ensino-aprendizagem na modalidade à distância? Qual a importância dos referenciais de qualidade para a educação superior a distância? Foi constado que se tutor é uma atividade bem mais complexa do que se pode relacionar. A exploração dos recursos de aprendizagem, a divulgação eficiente de informações essenciais, a administração, a observação, o acompanhamento, a reflexão, o esclarecimento, o apoio motivacional e a avaliação são aspectos fundamentais do trabalho do tutor mediador, podendo estabelecer que esse profissional na realidade é um professor e, portanto, um ser central à aprendizagem e que os referenciais de qualidade são a base de toda EaD.


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DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7669