PRODUÇÃO TEXTUAL, UMA PRÁTICA POSSÍVEL: EXPERIÊNCIA EXITOSA

Autores

  • José Rogério da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v19i2.2019.7078

Resumo

Tendo como pano de fundo o projeto Retalhos de nossa história, concebido e executo pela Secretaria de Educação de Umbuzeiro – Paraíba, o trabalho traz uma discursão teórica acerca da importância da escrita, enquanto prática social, um habilidade e competência a ser adquirida pela estudantes, ressalta o papel da escola e seu desfio diante desse novo paradigma, ressalta  a produção de texto como uma atividade processual, que se inicia a partir do planejamento, momento em que se escolhe o tema a ser abordados, os objetivos a serem atingidos, o gênero a ser utilizado. Contextualiza o município de Umbuzeiro- PB, personagens históricos e aspectos da localidade que após trabalhados em sala de aula, resultou na produção textual dos alunos da rede pública de ensino, o qual é apresentado e por fim refletimos diante do resultado obtido com a colaboração dos referenciais teóricos.

Biografia do Autor

José Rogério da Silva

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Especialização em Gestão da Educação Municipal - UFPB (2017). Especialização em Gestão,
Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Candido Mende (2016). Atuou no setor pedagógico junto a Rede Municipal de Ensino de Piancó- PB, em diversos
cargos, nesse mesmo município presidiu o Fórum Municipal de Educação, onde conduziu o processo de construção do Plano Municipal de Educação, foi ainda conselheiro
municipal de educação. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação no município paraibano de Umbuzeiro, onde implantou a política de qualificação da educação
municipal, elevando consideravelmente os indicadores do município. Fez diversos cursos de aperfeiçoamento na área da educação, especialmente do Fundo Nacional de
Desenvolvimento Educacional (FNDE), Domina diversas plataforma digitais do Governo Federal ( SIMEC, PAR, PDDE Interativo), foi Diretor de Supervisão e Orientação
Pedagógica da Prefeitura Municipal de Bayeux, onde coordenou ações de cunho pedagógico / administrativo, notadamente na formulação do Programa de Formação
Continuada para professores e supervisores escolares. Estuda e pesquisa acerca de políticas públicas, com foco em formação de professores, dentre outros temáticas
relevantes.

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Publicado

17-12-2019

Como Citar

da Silva, J. R. (2019). PRODUÇÃO TEXTUAL, UMA PRÁTICA POSSÍVEL: EXPERIÊNCIA EXITOSA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 19(2). https://doi.org/10.25110/educere.v19i2.2019.7078

Edição

Seção

Artigos de Revisão