EDUCAÇÃO INFANTIL: DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 A BNCC, AVANÇOS E ENTRAVES!

Autores

  • José Rogério da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7711

Resumo

Neste artigo, traçaremos o percurso dos principais documentos que normatizam a Educação Infantil brasileira, com um recorte histórico da Constituição Federal de 1988 até a Base Nacional Comum Curricular, com a finalidade de compreender a contribuição de cada documento para as Políticas de Educação Infantil. Nossa pesquisa baseou-se em metodologia histórico- crítica e foi tracejado nos referenciais teóricos, com consulta bibliográfica e documental, de caráter qualitativo. Ainda, revisitamos as concepções pedagógicas que fundamentaram a história da Educação Infantil no Brasil, como um direito de toda criança.

Biografia do Autor

José Rogério da Silva

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Especialização em Gestão da Educação Municipal - UFPB (2017). Especialização em Gestão,
Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Candido Mende (2016). Atuou no setor pedagógico junto a Rede Municipal de Ensino de Piancó- PB, em diversos
cargos, nesse mesmo município presidiu o Fórum Municipal de Educação, onde conduziu o processo de construção do Plano Municipal de Educação, foi ainda conselheiro
municipal de educação. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação no município paraibano de Umbuzeiro, onde implantou a política de qualificação da educação
municipal, elevando consideravelmente os indicadores do município. Fez diversos cursos de aperfeiçoamento na área da educação, especialmente do Fundo Nacional de
Desenvolvimento Educacional (FNDE), Domina diversas plataforma digitais do Governo Federal ( SIMEC, PAR, PDDE Interativo), foi Diretor de Supervisão e Orientação
Pedagógica da Prefeitura Municipal de Bayeux, onde coordenou ações de cunho pedagógico / administrativo, notadamente na formulação do Programa de Formação
Continuada para professores e supervisores escolares. Estuda e pesquisa acerca de políticas públicas, com foco em formação de professores, dentre outros temáticas
relevantes.

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Publicado

28-09-2020

Como Citar

DA SILVA, José Rogério. EDUCAÇÃO INFANTIL: DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 A BNCC, AVANÇOS E ENTRAVES!. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 20, n. 2, 2020. DOI: 10.25110/educere.v20i2.2020.7711. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7711. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão