EVASÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: ENTRE O CONCEITO E A REALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.8535

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir a evasão no interior das políticas públicas voltadas para o ensino superior brasileiro depois da expansão realizada na década de 2000. Trata-se de um estudo bibliográfico de natureza exploratória. Constatou-se que as políticas públicas para o enfrentamento da evasão não têm produzido os resultados perspectivados. Na perspectiva teórica, que a evasão do ensino superior ainda padece de maior precisão no seu cálculo e conceito. Conclui-se que, num cenário que deve ser profundamente alterado no período pós-pandêmico, a diminuição efetiva dos índices de evasão acontecerá apenas com a melhora nas condições de permanência dos estudantes.

Biografia do Autor

Cidmar Ortiz dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira

Graduação em Administração de Empresas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná, Administração Pública pelo Instituto Federal do Paraná e em Ciências Contábeis pela Unicesumar. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutorando em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa

Professor Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Diretor-Geral do Câmpus Ponta Grossa (2004-2012), Vice-Reitor (2012-2016) e Reitor (2016-2020) da UTFPR. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Câmpus Ponta Grossa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq.

Roberto Bondarik, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio

Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Cornélio Procópio, desde 1995; Doutor em Engenharia de Produção pela UTFPR (2018), Mestre em Engenharia de Produção pela UTFPR (2007); Graduado e Licenciado em História e Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho, Paraná (1991), atual Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

 

Downloads

Publicado

14-12-2021

Como Citar

Santos, C. O. dos, Pilatti, L. A., & Bondarik, R. (2021). EVASÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: ENTRE O CONCEITO E A REALIDADE. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 21(1). https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.8535

Edição

Seção

Artigos de Revisão