MATERNAPRO®: PERCEPÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL E USABILIDADE DE APLICATIVO SOBRE PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO NO SERVIÇO PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i6.2023-001Palavras-chave:
Aplicativos Móveis, Teste de Usabilidade, Educação em Saúde, Design de Experiência do Usuário, Pré-NatalResumo
Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de gestantes sobre saúde bucal e testar a usabilidade do MaternaPrO® (aplicativo móvel) desenvolvido como recurso motivacional para adesão de gestantes ao comparecimento do pré-natal odontológico, reforçando sua importância e desmistificando mitos e crendices relacionados ao período gestacional. Trata-se de um estudo observacional descritivo quali-quantitativo com aplicação de questionário de percepção e instrumento de avaliação de usabilidade. Para a avaliação de usabilidade do aplicativo MaternaPro® foi utilizado o instrumento SURE aplicado em dois grupos de participantes (Experts e Gestantes). Para a análise de percepção foi aplicado um questionário sobre a percepção do pré-natal odontológico para o grupo Gestantes, em dois momentos distintos. A pesquisa quali-quantitativa exploratória, foi estruturada em três fases distintas: a) revisão integrativa da literatura com ênfase em testes de usabilidade de aplicativos móveis na área da saúde; b) aplicação do instrumento de mensuração da usabilidade e; c) aplicação de questionário “percepção sobre pré-natal odontológico” de gestantes em diferentes estágios gestacionais. A pesquisa identificou um total de 813 artigos e, após o processo de seleção, 142 artigos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão, sendo que, 07 publicações enquadraram-se como revisão da literatura, 03 artigos de revisão de escopo, 02 artigos de revisão sistemática e 01 artigo sendo revisão integrativa. Os resultados do questionário SURE obtidos a partir da avaliação da usabilidade pelos profissionais de TI e pelos dentistas apresentaram média de usabilidade geral de 91 e, desta forma, a usabilidade foi enquadrada, no nível 80, isto é, concordam totalmente com usabilidade do aplicativo MaternaPrO®. Os resultados do questionário SURE obtidos a partir da avaliação da usabilidade pelas gestantes, apresentaram média de usabilidade geral de 79 e, desta forma, a usabilidade foi enquadrada no nível 70, isto é, concordam com usabilidade do aplicativo MaternaPrO®. O aplicativo MaternaPrO® contemplou seus objetivos educacionais de apoiar a mulher no seu período gestacional, possibilitando-a nas tomadas de decisões conscientes e orientadas, em relação ao acompanhamento odontológico e educação em saúde da gestante e do bebê. Observou-se a melhora significativa na percepção das gestantes, em relação a saúde bucal, gestação e pré-natal odontológico. O MaternaPrO® apresentou média de usabilidade geral de 85 e, desta forma, a usabilidade foi enquadrada, pelos profissionais de TI, dentistas e gestantes no nível 80, isto é, concordam totalmente com a usabilidade do aplicativo.
Referências
AFRIZAL, S. H. et al. Design of mHealth Application for Integrating Antenatal Care Service in Primary Health Care: A User-Centered Approach. 2019 Fourth International Conference on Informatics and Computing (ICIC), out. 2019.
ALEXANDRE, N.M.C.; COLUCI, M.Z.O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, v.16, n.7, p. 3061-3068, 2011.
ALMEIDA, K. et al. Usability evaluation of mobile health applications: a systematic review. Health Informatics Journal, v. 26, n. 3, p. 1813-1823, 2020.
ALVES-COSTA, S.; PEREIRA, S. M. S.; HADDAD, A. E.; RIBEIRO, C. C. C. Os primeiros mil dias de vida: a odontologia na perspectiva DOHaD. São Luís: EDUFMA, 2022. 72 p.
ATUKUNDA, E. C. et al. mHealth-Based Health Promotion Intervention to Improve Use of Maternity Care Services Among Women in Rural Southwestern Uganda: Iterative Development Study. JMIR Formative Research, v. 5, n. 11, p. e29214, 25 nov. 2021.
BARBOSA, B. J. P. et al. Análise do conteúdo central dos aplicativos sobre HIV para smartphones. JHI Journal of Health Informatics, v. 11, n. 1, p. 13 - 20. 2019.
BARELLO, S.; GRAFFIGNA, G. Engaging patients to recover life projectuality: an Italian cross-disease framework. Quality of Life Research, v. 24, n. 5, p. 1087-1096, 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência Pré-natal: Manual técnico. 3ª edição. Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde - SPS. 2000.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 102, de 20 de janeiro de 2022. Dispõe sobre os indicadores do pagamento por desempenho, no âmbito do Programa Previne Brasil. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2022/prt0102_21_01_2022.html . Acesso em 5 de janeiro de 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família. Diretriz para a prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde: tratamento em gestantes. Brasília: Ministério da Saúde, 2022.
BROOKE, J. SUS: a “quick and dirty” usability scale. In JORDAN, P. W.; THOMAS, B.; WEERDMEESTER, A.; MCCLELLAND, A. L. Usability Evaluation in Industry. London: Taylor and Francis. 1996.
CHIN, J. P.; DIEHL, V. A.; NORMAN, L. K. Development of an instrument measuring user satisfaction of the human-computer interface. Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing systems - CHI ’88, 1988.
DENICOLA, N.; MARKO, K. Connected Health and Mobile Apps in Obstetrics and Gynecology. Obstetrics and Gynecology Clinics of North America, v. 47, n. 2, p. 317–331, jun. 2020.
DERKSEN, M. E. et al. Mobile Health for Smoking Cessation Among Disadvantaged Young Women During and After Pregnancy: User-Centered Design and Usability Study. JMIR Formative Research, v. 5, n. 8, p. e24112, 4 ago. 2021.
FRIESEN, E. L.; THEODOROS, D.; RUSSEL, T. G. Usability of mobile shower commodes for adults with spinal cord injury. British Journal of Occupational Therapy, v. 80, n. 2, p. 63 - 72. 2017.
GOMES, S. C. N.; CARVALHO, F. L. Q. A importância de ações educativas e do uso das tecnologias na sala de espera para a promoção da saúde bucal de adultos. In: Seminário de Tecnologias aplicadas em Educação e Saúde, 2019, Salvador - Bahia. Anais eletrônicos STAES19`. Salvador – Bahia: UNEB, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/staes . Acesso em: 20 dezembro 2022.
GROSSI, Vanessa Cristina de Vasconcelos. SABER GESTAR: construção e validação de um aplicativo móvel para educação em saúde no ciclo gravídico - puerperal. 2021. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
HARRIS, J. D. et al. How to write a systematic review. The American journal of sports medicine, v. 42, n. 11, p. 2761–8, 2014.
HARRAD, D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 24, n. 2, p. 335 – 342. 2015.
HEO, J. et al. A framework for evaluating the usability of mobile phones based on multi-level hierarchical model of usability factors. Interacting with Computers, v. 21, n. 4, p. 263 - 275. 2009.
HUSSAIN, A. et al. The UX of amila pregnancy on mobile device. AIP Conference Proceedings, 2017.
KIRAKOWSKI, J.; CORBETT, M. Measuring user satisfaction. Proc. 4th Conf. of British Computer Society, Manchester, p. 329 – 338. 1988.
LAURDA, T. C.; VON WANGENHEIM, A.; GIULIANO, I. Does the use of structured reporting improve usability? A comparative evaluation of the usability of two approaches of findings reporting in a large scale tele-cardiology context. Journal of Biomedical Informatics, v. 52, p. 222 - 230. 2014.
LAZZARIN, H. C. et al. Auto percepção das gestantes atendidas no sistema único de saúde sobre o pré-natal odontológico. Arquivos do Mudi, v. 25, n. 1, p. 116–127, 16 abr. 2021.
LEWIS, J. R.; UTESCH, B. S.; MAHER, D. E. UMUX-LITE. Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems - CHI ’13, 2013.
MARQUES, A. D. B. et al. Usability of a mobile application on diabetic foot self-care. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 4, 2020.
MIRÓ, J.; LLORENS-VERNET, P. Assessing the quality of mobile health-related apps: interrater reliability study of two guides. JMIR Mhealth Uhealth., v. 9, n. 4, e26471. 2021.
MOULAEI, K. et al. The Development and Usability Assessment of an mHealth Application to Encourage Self-Care in Pregnant Women against COVID-19. Journal of Healthcare Engineering, v. 2021, p. e9968451, 20 jul. 2021.
NICKLAS, J. M. et al. Development and Modification of a Mobile Health Program to Promote Postpartum Weight Loss in Women at Elevated Risk for Cardiometabolic Disease: Single-Arm Pilot Study. JMIR Formative Research, v. 4, n. 4, p. e16151, 9 abr. 2020.
NWOLISE, C. H.; CAREY, N.; SHAWE, J. Preconception and Diabetes Information (PADI) App for Women with Pregestational Diabetes: a Feasibility and Acceptability Study. Journal of Healthcare Informatics Research, v. 5, n. 4, p. 446–473, 26 ago. 2021.
OLIVEIRA, M. S.; FERNANDES, A. F. C.; SAWADA, N. O. Manual educativo para o autocuidado da mulher mastectomizada: um estudo de validação. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 115-123, 2008.
PAVINATI, G.; LIMA, L. V. DE.; SOARES, J. P. R.; NOGUEIRA, I. S.; JAQUES, A. E.; BALDISSERA, V. D. A. Tecnologias educacionais para o desenvolvimento de educação na saúde: uma revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR. Umuarama. v. 26, n. 3, p. 328-349, Set./Dez. 2022.
PETERS, M. D. J. et al. The Joanna Briggs Institute reviewers' manual 2015: methodology for JBI scoping reviews. 2015.
PEIXOTO, I. V. P. et al. A importância da educação em saúde para as gestantes durante o acompanhamento do ciclo gravídico puerperal. Saúde Coletiva (Barueri), v. 10, n. 57, p. 3607 - 3620. 2020.
PIMENTEL, A. S. G.; MOTA, J. R. G. Anxiety clinic: Android app for mental health education. Research, Society and Development, v. 10, n. 11, p. e284101119633, 2021.
PIRIE, M. et al. Dental manifestations of pregnancy. The Obstetrician & Gynaecologist, v. 9, n. 1, p. 21–26, jan. 2007.
REIS, D. M; PITTA, D. R; FERREIRA, H. M; JESUS, M. C. Educação em saúde como estratégia de promoção de saúde bucal em gestantes. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 1, p. 269-276. 2010.
RODGER, D. et al. Smartphone apps for hypertension management: a potential game-changer. American Journal of Hypertension, v. 26, n. 2, p. 226-227, 2013.
SCHWAPPACH, D. L.B. Engaging patients as vigilant partners in safety: a systematic review. Medical Care Research and Review, v. 67, n. 2, p. 119-148, 2010.
SILVA, B.A.T., et al. Uso da tecnologia como ferramenta educativa sobre pré-natal odontológico: Uma revisão integrativa. RENOTE, v. 18, n. 2, p. 418–427, 4 jan. 2021.
SILVA, B. R. et al. Saúde bucal na gestação: revisão sistemática sobre os conhecimen-tos, atitudes e práticas das gestantes. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 10, p. 3371-3381, 2018.
SILVA, C. C. D. et al. Acesso e utilização de serviços odontológicos por gestantes: revisão integrativa de literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 827-835, 2020.
SILVA, C. C. S. C.; TEIXEIRA, C. M. S. O uso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 70070-70079, 2020.
SILVA, L. D. et al. Aplicativo web para o acompanhamento de gestantes e perpuéras: produção tecnológica. Online braz. j. nurs. (Online), p. e20226529-e20226529. 2022.
SIMÕES, N. et al. Cooperação nacional e internacional na Rede Universitária de Telemedicina RUTE na Infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa RNP. In: MONTEIRO, A.; NEVES, J. P. A História da Telessaúde da Cidade para o Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: EdUERJ. 2015, p. 69 – 77.
STEINBERG, B. J. et al. Oral health and dental care during pregnancy. Dent Clin North Am, v. 57, n. 2, p. 195-210, Apr 2013.
TABOSA, F. L. Educação em Saúde: contribuições à saúde bucal do binômio mãe-filho. 2010. 40 p. Monografia (Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde) – Departamento de Saúde Coletiva, Centro de Pesquisas Ageu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2010.
TSENG, C. H. et al. Exploring the COVID-19 Pandemic as a Catalyst for Behavior Change Among Patient Health Record App Users in Taiwan: Development and Usability Study. Journal of Medical Internet Research, v. 24, n. 1, p. e33399, 6 jan. 2022.
WANG, C.-J.; CHAOVALIT, P.; PONGNUMKUL, S. A Breastfeed-Promoting Mobile App Intervention: Usability and Usefulness Study. JMIR mHealth and uHealth, v. 6, n. 1, p. e27, 26 jan. 2018.
WANG, X.; MARKERT, C.; SASANGOHAR, F. Investigating Popular Mental Health Mobile Application Downloads and Activity During the COVID-19 Pandemic. Human Factors: The Journal of the Human Factors and Ergonomics Society, p. 001872082199811, 7 mar. 2021.
WANGENHEIM, C. G. V. et al. Sure: uma proposta de questionário e escala para avaliar a usabilidade de aplicações para smartphones pós-teste de usabilidade. Interaction South America (ISA 14): 6ta. Conferencia Lationamericana de Diseño de Interacción. 8 pp. 2014.
WHO - World Health Organization. mHealth: new horizons for health throught móbile technologies: second global survey on eHealth. 2011. Disponível em: http://www.who.int/goe/ publications/goe_mhealth_web.pdf . Acesso em 10 dezembro 2022.
YEE, L. M. et al. Patient and Provider Perspectives on a Novel Mobile Health Intervention for Low-Income Pregnant Women With Gestational or Type 2 Diabetes Mellitus. Journal of Diabetes Science and Technology, v. 15, n. 5, p. 1121–1133, 5 jul. 2020.
ZAHRA, F.; HUSSAIN, A.; MOHD, H. Usability factors of mobile health applications for chronic diseases. American Institute of Physics (AIP) Conference Proceedings, n. 1761(1). 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.