Propriedades da Ciclodextrina Glicosiltransferase Produzida por Bacillus firmus Alcalofílico
Resumo
Ciclodextrinas (CDs) são oligossacarídeos cíclicos formados por um número variável de unidades de glucose, unidas entre si por ligações a-1,4. As CDs mais comuns contém 6, 7 ou 8 unidades de glucose e são denominadas a-, b- e g-CD respectivamente. Elas possuem a capacidade de encapsular outras moléculas no interior de sua cavidade cônica. As CDs são produzidas a partir do amido pela ação da enzima ciclodextrina glicosiltransferase (CGTase). Um novo bacilo alcalofílico, Bacillus firmus, produtor de CGTase com alta atividade, foi isolado de solo brasileiro. Este trabalho apresenta o estudo de algumas propriedades desta CGTase, tais como: sua atividade dextrinizante e a diluição em que esta atividade é máxima; e a Dextrose Equivalente (D.E.) de amido de milho que proporciona maior produção de CDs pela enzima. O estudo da atividade dextrinizante se baseou na metodologia de WILSON & INGLEDEW (1982), e utilizou amido 0,2% e reagente de iodo. As diluições realizadas da enzima foram 1:10, 1:25, 1:50, 1:100, 1:200 e 1:400. As absorbâncias dos controles e amostras foram lidas a 620 nm. Para se conhecer a D.E. em que se produz maior quantidade de CDs, seguiu-se a metodologia de LIMA et al. (1998). Foram realizados quatro testes a 50oC/24 h referentes as D.E. 2, 5, 10 e 15, utilizando em cada teste 50 mL de solução de amido de milho hidrolisado, pH 8 e 1x 10-3 mg/mL de CGTase de Bacillus firmus. São relatados os seguintes resultados: a diluição da enzima 1:100 foi a que proporcionou a melhor atividade dextrinizante (1498,37 U/mL); e a solução de D.E. 15 foi a que apresentou maior produção de b-CD, sendo que a produção de g-CD foi praticamente a mesma para todas as D.E. testadas.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.