DIFICULDADES EXPERIENCIADAS NO COTIDIANO DOS ADOLESCENTES EM AMBIENTE ESCOLAR: GATILHOS PARA O SURGIMENTO DO SOFRIMENTO MENTAL

Autores

  • Bruna Alves Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Isabela Lunara Alves Barbalho Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Alwsca Layane Gonçalves Rolim Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Izabel Patrício Bezerra Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Marcelo Costa Fernandes Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-010

Palavras-chave:

Adolescentes, Depressão, Estresse-Psicológico

Resumo

A adolescência é um período de experimentação e autodescoberta marcada por inúmeras transformações. Estas transformações quando associada a outras condições em que o adolescente não consegue lidar, podem culminar em depressão. Diante disso, este estudo tem por objetivo analisar, por meio dos discursos, saberes e experiências dos adolescentes acerca das dificuldades vivenciadas no cotidiano que levam ao sofrimento mental. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem qualitativa, mediado pela pesquisa-ação. Participaram do estudo dezessete adolescentes estudantes da Escola Técnica localizada na Paraíba, estado do Nordeste do Brasil. Para proceder à ordenação e organização dos dados empíricos, produzidos nas entrevistas semiestruturadas, recorreu-se ao processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo teve início após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Considerou-se três temáticas: obstáculos no vivenciar do ambiente escolar como geradoras de angústias nos adolescentes, desestrutura nas relações familiares no surgimento do sofrimento mental e o bullying velado nas brincadeiras. Foi possível identificar problemáticas pertinentes à depressão, também possibilitou a discussão e análise sobre saberes e experiências dos adolescentes acerca das dificuldades vivenciadas no cotidiano que levam ao sofrimento mental. Ainda, oportunizou o compartilhamento das experiências vividas e um maior conhecimento sobre a relação desses adolescentes com os motivos pelos quais surge esse estresse psicológico.

Referências

AMARAL, A.P. et al. Depressão e ideação suicida na adolescência: implementação e avaliação de um programa de intervenção. Global Enf. V. 19, n. 3, p. 31-35, 2020. https://doi.org/10.6018/egglobal.402951.

BEATRIZ; ARAÚJO, B.; FERNANDES, M. Violência simbólica no campo familiar na (des)estruturação do habitus do adolescente. Av Enferm, v. 39, n. 1, p. 112–120, 1 jan. 2021.

BRITO, D. Expectativa e insegurança sobre futuro levam jovem a problema mental. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-08/expectativa-e-insegura-quanto-ao-futuro-levam-jovem-problema-mental. Acesso em: 29 maio. 2023.

CAMARGO, V. C. V.; CALAIS, S. L.; SARTORI, M. M. P. Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 4, p. 595–604, dez. 2015. https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000400003

CLAUDINO, J.; CORDEIRO, R.; ARRIAGA, M. Depressão e suporte social em adolescentes e jovens adultos. Um estudo realizado junto de adolescentes pré-universitários. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, n. 32, p. 185–196, 2016. https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8402

CUNHA, M. I. V. A. et al. Avaliação do impacto de acontecimentos traumáticos na adolescência: validação da Impact of Event Scale-Revised. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 34, p. 249–260, 1 abr. 2017. https://doi.org/10.1590/1982-02752017000200006

CYBULSKI, C. A.; MANSANI, F. P. Análise da Depressão, dos Fatores de Risco para Sintomas Depressivos e do Uso de Antidepressivos entre Acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41, n. 1, p. 92–101, jan. 2017. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1RB20160034

FARIA, R. R.; DOBRIANSKYJ WEBER, L. N.; TON, C. T. O estresse entre vestibulandos e suas relações com a família e a escolha profissional. Psicologia Argumento, v. 30, n. 68, 29 nov. 2017. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.5883

FORLIM, B. G.; STELKO-PEREIRA, A. C.; WILLIAMS, L. C. DE A. Relação entre bullying e sintomas depressivos em estudantes do ensino fundamental. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 31, n. 3, p. 367–375, set. 2014. https://doi.org/10.1590/0103-166x2014000300005

JUNIOR, S. C. et al. O impacto de maus-tratos na saúde mental de crianças e adolescentes: revisão integrativa de literatura. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 27, n. 4, p. 1912–1931, 11 maio 2023. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i4.2023-020

LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. Discourse of the collective subject: social representations and communication interventions. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 502–507, jun. 2014. https://doi.org/10.1590/0104-07072014000000014

MAHENDRA, F.; MARIN, A. H. Ambiente familiar e desempenho escolar: uma revisão sistemática. Psicologia da Educação, n. 40, p. 41–57, 1 jun. 2015. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-69752015000100004&script=sci_abstract

OLIVEIRA, W. A. DE et al. Modos de explicar o bullying: análise dimensional das concepções de adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 3, p. 751–761, mar. 2018. https://doi.org/10.1590/1413-81232018233.10092016

OPAS/ Saúde mental dos adolescentes - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde, 2023. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/saude-mental-dos-adolescentes

PRADO, A. L.; BRESSAN, R. A. O estigma da mente: transformando o medo em conhecimento. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 100, p. 103–109, 2016. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-84862016000100012

SAMPAIO, L. R. .; OLIVEIRA, L. C. de .; PIRES, M. F. D. N. Empatía, depresión, ansiedad y estrés en Profesionales de la Salud Brasileños. Ciencias Psicológicas, [S. l.], v. 14, n. 2, p. e–2215, 2020. DOI: 10.22235/cp.v14i2.2215. https://doi.org/10.22235/cp.v14i2.2215.

SANTOS, L. C. DE S. et al. A cultura bullying na escola a partir do olhar das vítimas. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 13, n. 1, p. 27–40, 2013. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844510003

SILVA, J. C. E et al. Pesquisa-ação: concepções e aplicabilidade nos estudos em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 3, p. 592–595, jun. 2011. https://doi.org/10.1590/S0034-71672011000300026

SILVA, L. de L. T.; MADEIRA, A. M. F. Tentativa de autoextermínio entre adolescentes e jovens: uma análise compreensiva. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, [S. l.], 2015. DOI: 10.19175/recom.v0i0.760. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.760

STREHLOW, B. R.; DAHMER, L.; DE OLIVEIRA, T. B.; FONTANA, R. T. Percepção dos usuários sobre os grupos de educação em saúde do pet - vigilância em saúde Patients´ perception of groups on health education of pet health surveillance. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 4243–4254, 2016. https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4243-4254

TAMAYO CORDOVÍ, A. et al. Factores de riesgo asociados a intento suicida en adolescentes. Unidad de cuidados intensivos pediátricos. 2018-2019. Multimed, v. 25, n. 3, 1 jun. 2021. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1028-48182021000300002

TEIXEIRA-FILHO, F. S.; RONDINI, C. A. Ideações e tentativas de suicídio em adolescentes com práticas sexuais hetero e homoeróticas. Saúde e Sociedade, v. 21, p. 651–667, 1 set. 2012. https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000300011

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18.ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

VOLLMER, C. et al. Association Among School-related, Parental and Self-related Problems and Morningness-Eveningness in Adolescents. Stress and Health, v. 27, n. 5, p. 413–419, 16 fev. 2011.

YANG, Y.; JIANG, J. Influence of family structure on adolescent deviant behavior and depression: the mediation roles of parental monitoring and school connectedness. Public Health, v. 217, p. 1–6, abr. 2023. https://doi-org.ez292.periodicos.capes.gov.br/10.1016/j.puhe.2023.01.013

Downloads

Publicado

09-08-2023

Como Citar

ALVES, Bruna; BARBALHO, Isabela Lunara Alves; ROLIM, Alwsca Layane Gonçalves; BEZERRA, Izabel Patrício; FERNANDES, Marcelo Costa. DIFICULDADES EXPERIENCIADAS NO COTIDIANO DOS ADOLESCENTES EM AMBIENTE ESCOLAR: GATILHOS PARA O SURGIMENTO DO SOFRIMENTO MENTAL. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 8, p. 4271–4288, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i8.2023-010. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10340. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos