AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA HOSPITALAR: EXPERIÊNCIA DE PARAMETRIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES ASSISTENCIAIS EM MATERNIDADE-ESCOLA DE ALTO RISCO

Autores

  • Valéria Raquel Alcantara Barbosa Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • André Felipe Costa Ferreira Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Aurielly dos Santos Gomes Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • João Nunes Neto Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Letícia Toshie Miyazaki de Sousa Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Maria Clara Rodrigues Gomes Sousa Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Maria Raiane Carvalho Lino Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Rayanna Camilla dos Santos Araújo Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Vanessa Viana Bonfim Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Vitória Antão de Carvalho Rosa Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-033

Palavras-chave:

Prática Psicológica, Cuidado Perinatal, Exame Cognitivo, Avaliação de Sintomas, Hospital Maternidade

Resumo

Objetivo: Apresentar a experiência de parametrização de intervenções de avaliação psicológica hospitalar de gestantes e puérperas internadas em situação de alto risco. Relato de experiencia: A atividade foi empreendida em Maternidade-Escola pública de alta complexidade, referência em alto risco, em Teresina, Piauí, de abril a junho de 2023, circunscrita ao Estágio Supervisionado Profissionalizante em Psicologia da Saúde. A partir da imersão no campo para articulação ensino-serviço, com supervisão teórico-prática semanal in loco (presencial) e mediante reuniões síncronas (Google Meet), realizou-se debates sobre as experiências de ensino-aprendizagem e para confecção de uma proposta de roteiro de exame e avaliação psicológica, com o intuito de nortear a atuação dos estagiários, bem como de contribuir com o robustecimento da instrumentalização e orientação das intervenções assistenciais de psicologia  na instituição hospitalar. A proposta de instrumento orientador desenvolvido possui doze partes: identificação; motivo da hospitalização; situação de saúde; situação de crise; exame psíquico; sono; sintomas psicossomáticos emergentes; sentido da vida; maternagem e cuidado ao bebê; estratégias de coping; síntese; hipótese diagnóstica. Considerações finais: O roteiro de exame e avaliação psicológica robustece a parametrização de intervenções de psicologia em saúde nos hospitais; vivifica o desenvolvimento e fortalecimento de competências e habilidades para conduzir a avaliação psicológica hospitalar de maneira eficiente, técnica, ética, que dignifique o cuidado perinatal materno sob a égide da integralidade e baseado em evidências.

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Publicado

18-08-2023

Como Citar

BARBOSA, Valéria Raquel Alcantara et al. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA HOSPITALAR: EXPERIÊNCIA DE PARAMETRIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES ASSISTENCIAIS EM MATERNIDADE-ESCOLA DE ALTO RISCO. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 8, p. 4685–4710, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i8.2023-033. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10465. Acesso em: 26 dez. 2024.

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Seção

Artigos