Uso obrigatório de luvas para o banho de neonatos e o controle da disseminação de estafilococos coagulase negativa (ECN) multirresistente na UTI-Neonatal de um hospital escola público

Autores

  • Renata Aparecida Belei
  • Emerson Danguy Cavassin
  • Leandro Reges Perales
  • Paula Graziela Pedrão Soares
  • Nelson José Monge
  • André Luiz Marteli

Resumo

A lavagem das mãos é a medida mais importante para a prevenção das infecções hospitalares. Entretanto, muitos profissionais não adotam esta medida como um hábito ou não conseguem realizá-la adequadamente, transformando as mãos em fômites para as infecções cruzadas. Nas infecções hospitalares em RN, os microrganismos mais freqüentes são os Streptococcus do grupo B, Listeria ssp e Escherichia coli, além dos Staphylococcus aureus e Estafilococos coagulase negativa (ECN). O objetivo deste trabalho é relatar uma medida de intervenção adotada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) em uma UTI Neonatal, frente à alta incidência de Estafilococo coagulase negativa nos pacientes desta unidade. Após a verificação do alto número de culturas positivas para ECN o SCIH instituiu o uso obrigatório de luvas não estéreis para o banho de todos os pacientes da UTI Neonatal. Apesar do ECN ser um agente pouco valorizado por muitos profissionais, este microrganismo vem sendo associado a infecções graves, como as de corrente sangüínea. Utilizando o ECN como um marcador da qualidade da lavagem das mãos, os autores puderam comprovar a relação das mãos na cadeia da colonização dos pacientes por microrganismos multirresistentes, verificando que após o uso obrigatório de luvas houve uma queda importante na incidência do ECN multirresistentes.

Downloads

Como Citar

BELEI, Renata Aparecida; CAVASSIN, Emerson Danguy; PERALES, Leandro Reges; SOARES, Paula Graziela Pedrão; MONGE, Nelson José; MARTELI, André Luiz. Uso obrigatório de luvas para o banho de neonatos e o controle da disseminação de estafilococos coagulase negativa (ECN) multirresistente na UTI-Neonatal de um hospital escola público. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 7, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1051. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos