O CLUBE DE LEITURA “POR UMA PRESCRIÇÃO SEGURA” COMO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Gabriela Guedes Coelho Lima Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Vinicius Gabriel da Cruz Vieira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Vitor Manuel Simões de Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Cleany Vitória da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Maiara Monteiro de Castro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Sérgio Antunes Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Delba Fonseca Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-020

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Educação Médica, Clube de Leitura, Medicina Baseada em Evidências

Resumo

Objetivo: O presente estudo busca descrever o relato de experiência do clube de leitura “Por uma Prescrição Segura” de estudantes de medicina como estratégia para desenvolver habilidades de pesquisa na literatura científica e estudo crítico de evidências, focando em uma prescrição segura. Método: Desenvolveu-se o clube de leitura com nove estudantes de medicina, os quais participaram de reuniões dirigidas por líder estudantil e uma professora. As reuniões ocorreram quinzenalmente, ao vivo, via Google Meet. Os estudantes desenvolveram questões ​​sobre diferentes temas, pesquisaram a literatura, localizaram e estudaram criticamente os artigos. Resultados: os dados revelaram a participação dos estudantes no Clube de Leitura nas reuniões planejadas coletivamente e com os temas: “Medicina Baseada em Evidências”; “Revisão Integrativa”; “Segurança da prescrição, paciente e medicamento”; “Polifarmácia”; “Resistência aos antimicrobianos”; “Prescrição de psicofármacos”; “Incorporação de tecnologias”; “Práticas integrativas e complementares, Cuidados paliativos”. Conclusão: O clube de leitura proporcionou o desenvolvimento do trabalho acadêmico de pesquisa e estudo da literatura científica sobre prescrição segura. Além disso, trouxe compreensão dos conceitos e modelos de práticas de medicina baseada em evidência no estágio pré-clínico. Foi uma estratégia-modelo liderada por estudante e orientada pela professora com resultado favorável para integrar as atividades curriculares.

Referências

BOWERS, B. L. et al. Evidence-based medicine and pharmacotherapy content alignment. American Journal of Pharmaceutical Education. p. 100554, 28 jun. 2023. https://doi.org/10.1016/j.ajpe.2023.100554.

BRASIL. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Brasília: Ministério da Saúde. [S. l.]: Ministério da Saúde, 2014a. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf. Acesso em: 24 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES no 3, de 20 de junho de 2014. 2014b. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN32014.pdf?query=classificacao. Acesso em: 29 nov. 2022.

CAHILL, E. M.; FERREIRA, G.; GLENDINNING, D. The Effectiveness of a Journal Club for Improving Evidence-Based Medicine Skills and Confidence in Pre-clerkship Medical Students. Medical Science Educator, v. 33, n. 2, p. 531–538, 1 abr. 2023. https://doi.org/10.1007/s40670-023-01779-y.

DEMARZO, M. M. P. et al. Diretrizes para o ensino na atenção primária à saúde na graduação em medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, p. 143–148, mar. 2012. https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000100020.

DOERNBERG, H. Medical Mentoring-Critique Me, Please. JAMA internal medicine, v. 182, n. 1, p. 5–6, 1 jan. 2022. https://doi.org/10.1001/jamainternmed.2021.6742.

FAMED. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina. [S. l.]: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2017. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/famed/o-curso/projeto-pedagogico/.

HARDEN, R. M. What is a spiral curriculum? Medical Teacher, v. 21, n. 2, p. 141–143, 1999. https://doi.org/10.1080/01421599979752.

ILIC, D.; DE VOOGT, A.; OLDROYD, J. The use of journal clubs to teach evidence-based medicine to health professionals: A systematic review and meta-analysis. Journal of Evidence-Based Medicine, v. 13, n. 1, p. 42–56, 2020. https://doi.org/10.1111/jebm.12370.

INCZE, M. A.; PARKS, A. L.; STERN, R. J. Teaching a Deeper Understanding of the Medical Literature. Journal of General Internal Medicine, v. 38, n. 4, p. 1059–1060, mar. 2023. https://doi.org/10.1007/s11606-022-07851-4.

IRBY, D. M.; COOKE, M.; O’BRIEN, B. C. Calls for reform of medical education by the Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching: 1910 and 2010. Academic Medicine: Journal of the Association of American Medical Colleges, v. 85, n. 2, p. 220–227, fev. 2010. https://doi.org/10.1097/ACM.0b013e3181c88449.

JOHNSON, B. R. et al. A Scoping Review for Debate-Style Journal Clubs in Health Professional Education. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 87, n. 6, 1 jun. 2023. DOI 10.1016/j.ajpe.2023.100064. Disponível em: https://www.aacpajpe.org/article/S0002-9459(23)00065-7/abstract. Acesso em: 26 jun. 2023.

LEITE, K. N. S. et al. Utilização da metodologia ativa no ensino superior da saúde: revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 25, n. 2, 7 jun. 2021. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v25i2.2021.8019

LOGANATHAN, M. et al. Interventions to optimise prescribing in care homes: systematic review. Age and Ageing, v. 40, n. 2, p. 150–162, mar. 2011. https://doi.org/10.1093/ageing/afq161.

MCCULLOUGH, A. R. et al. Not in my backyard: a systematic review of clinicians’ knowledge and beliefs about antibiotic resistance. The Journal of Antimicrobial Chemotherapy, v. 70, n. 9, p. 2465–2473, set. 2015. https://doi.org/10.1093/jac/dkv164.

MEIRELES, M. A. de C.; FERNANDES, C. do C. P.; SILVA, L. S. e. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação Médica: Expectativas dos Discentes do Primeiro Ano do Curso de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, p. 67–78, jun. 2019. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2RB20180178.

MILOSLAVSKY, E. M. et al. Advanced Integrated Science Courses: Building a Skill Set to Engage With the Interface of Research and Medicine. Academic Medicine, v. 97, n. 10, p. 1467, out. 2022. https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000004612.

ÖZTÜRK, B.; KAYA, M.; DEMIR, M. Does Inquiry-Based Learning Model Improve Learning Outcomes? A Second-Order Meta-Analysis. Journal of Pedagogical Research, v. 6, n. 4, p. 201–216, 2022.

RIMMER, M. et al. Effectiveness of a web-based virtual journal club to promote medical education (Web-Ed): protocol of a multicentre pragmatic randomised trial. BMJ Open, v. 12, n. 6, seç. Medical education and training, p. e058610, 1 jun. 2022. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2021-058610.

SANTOS, N. S. et al. Interventions to reduce the prescription of inappropriate medicines in older patients. Revista de Saúde Pública, v. 53, p. 7, 31 jan. 2019. https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2019053000781.

SANTOS JÚNIOR, C. J. dos et al. Educação Médica e Formação na Perspectiva Ampliada e Multidimensional: Considerações acerca de uma Experiência de Ensino-Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 72–79, mar. 2019. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1rb20180141.

SCHWARTZ, K. L. et al. Unnecessary antibiotic prescribing in a Canadian primary care setting: a descriptive analysis using routinely collected electronic medical record data. CMAJ Open, v. 8, n. 2, p. E360–E369, 5 maio 2020. https://doi.org/10.9778/cmajo.20190175.

SMITH, E. B. et al. Training Radiology Residents, Bloom Style. Academic Radiology, v. 28, n. 11, p. 1626–1630, 1 nov. 2021. https://doi.org/10.1016/j.acra.2020.08.013.

SUBBIAH, V. The next generation of evidence-based medicine. Nature Medicine, v. 29, n. 1, p. 49–58, jan. 2023. https://doi.org/10.1038/s41591-022-02160-z.

WHO. Health workers’ education and training on antimicrobial resistance: curricula guide. Geneva: World Health Organization, 2019. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/329380. Acesso em: 13 maio 2023.

WHO. Medication Without Harm. 2022. Medication Without Harm. Disponível em: https://www.who.int/initiatives/medication-without-harm. Acesso em: 11 maio 2023.

Downloads

Publicado

26-09-2023

Como Citar

LIMA, Gabriela Guedes Coelho; VIEIRA , Vinicius Gabriel da Cruz; DE OLIVEIRA , Vitor Manuel Simões; DA SILVA , Cleany Vitória; DE CASTRO , Maiara Monteiro; SANTOS , Sérgio Antunes; SANTOS , Delba Fonseca. O CLUBE DE LEITURA “POR UMA PRESCRIÇÃO SEGURA” COMO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 9, p. 5209–5223, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i9.2023-020. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10520. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos