DIFICULDADES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS NO PERÍODO PANDÊMICO

Autores

  • Tatiana Almeida de Magalhães Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Nayra Suze Souza e Silva Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Rose Elizabeth Cabral Barbosa Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Alenice Aliane Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ellen de Cássia Souza Parrela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Jairo Evangelista Nascimento Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Desirée Sant’Ana Haikal Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-012

Palavras-chave:

COVID-19, Pandemia, Educação, Ensino On-line, Professores Ensino Fundamental e Médio

Resumo

Este estudo objetivou-se analisar as dificuldades encontradas no ensino remoto emergencial (ERE) pelos professores da rede pública estadual de Minas Gerais durante o período pandêmico da COVID-19. Trata-se de estudo transversal com coleta realizada entre agosto e setembro de 2020, tipo websurvey. Utilizou-se a dificuldade encontrada com o ERE como variável dependente e as independentes foram características sociodemográficas e econômicas, perfil ocupacional, recursos/materiais e processos do trabalho docente. Participaram do estudo 15.641 professores. Observou-se prevalência de 90,6% de dificuldades no ERE. Os resultados, obtidos por meio da análise de Regressão de Poisson (α = 5%), apontaram associações entre o ERE e os professores do sexo feminino, a falta de recursos/materiais, o acesso limitado à internet e o processo de trabalho docente deficiente. Evidenciou-se um conjunto complexo de dificuldades que exige adequação de políticas públicas ao novo cenário educacional durante e pós-pandemia.

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Publicado

22-09-2023

Como Citar

DE MAGALHÃES, Tatiana Almeida; E SILVA, Nayra Suze Souza; BARBOSA, Rose Elizabeth Cabral; FONSECA, Alenice Aliane; PARRELA, Ellen de Cássia Souza; NASCIMENTO, Jairo Evangelista; REIS, Vivianne Margareth Chaves Pereira; HAIKAL, Desirée Sant’Ana. DIFICULDADES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS NO PERÍODO PANDÊMICO. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 9, p. 5074–5096, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i9.2023-012. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10578. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos