RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DE UM MANUAL ELETRÔNICO PARA O ENSINO DA AVALIAÇÃO COGNITIVA PRÉ-ESCOLAR EM TERAPIA OCUPACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10647

Palavras-chave:

Produto Educacional, Terapia Ocupacional, Curadoria de Conteúdo

Resumo

Objetivo: Descrever o processo de criação e as etapas de elaboração de um produto educacional do tipo manual eletrônico visando contribuir com a construção de conhecimento de graduandos de terapia ocupacional e áreas afins sobre avaliação cognitiva de pré-escolares. Relato da Experiência: Trata-se de estudo do tipo relato de experiência, onde são descritas as experiências vivenciadas no período de outubro de 2021 a março de 2023 para a construção do produto educacional elaborado a partir da dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia. Discussão: A proposta deste relato de experiência atende a uma necessidade de expor dos desafios da construção do manual para favorecer a aquisição de conhecimento dos graduandos de terapia ocupacional sobre avaliação cognitiva pré-escolar. Foram utilizadas estratégias de criação de conteúdo através de templates que culminou com uma maior uniformidade na construção dos capítulos. Conclusão: A experiência criou um manual com grande potencial para uso na aquisição de conhecimento dos graduandos, visto que, as estratégias de ensino em saúde visam a prática pedagógica direcionada e informações claras.

Biografia do Autor

Christiane de Carvalho Marinho, Universidade do Estado do Pará

Mestranda em Ensino em Saúde na Amazônia. Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém - Pará.

Cristiane Guerreiro Pereira Abidul Massih, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Fonoaudiologia e especialização em Audiologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Especialização em Educação Especial (CESUPA) e mestranda do curso de Mestrado Profissional de Ensino em Saúde na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente, Fonoaudióloga da Secretaria Executiva de Saúde do Pará (SESPA), Professora Titular do Curso de Fonoaudiologia da Universidade da Amazônia (UNAMA), com atuação nas disciplinas da Área de Audiologia com ênfase em Neuroaudiologia - Processamento Auditivo Central, Amplificação Sonora - dispositivos eletrônicos (Aparelhos auditivos), Audiologia Ocupacional, Tópicos Integradores e Responsável pelo Estágio em Audiologia da Clínica de Fonoaudiologia da UNAMA Alcindo Cacela (CLIFA) . Membro da Academia Brasileira de Audiologia ( ABA). Atuação em Avaliação Auditiva na área de Eletrofisiologia (PEATE e OEA) , Processamento Auditivo Central e protetização de aparelhos auditivos

Ivete Furtado Ribeiro Caldas, Universidade do Estado do Pará

Fisioterapeuta pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Especialista em Fisioterapia Respiratória Pediatria e Neonatal pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva em Neonatologia e Pediatria pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO); Mestrado em Pesquisa e Teoria do Comportamento e Doutorado em
Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro da Unidade Regional Pará da ASSOBRAFIR. Docente e coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento Infantil
(LADIN) da Universidade do Estado do Pará (UEPA - Campus Marabá). Docente permanente dos Programas de Pós-graduação Mestrado Profissional Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE) e
Ensino e Saúde na Amazônia (ESA) CCBS/UEPA. Líder do grupo de pesquisa Saúde e Interdisciplinaridade na Amazônia. Atua principalmente nos seguintes temas e linhas de pesquisa: Desenvolvimento cerebral, neurociência e educação, comportamento infantil; interação mãe-bebê e fisioterapia cardiorrespiratória e
estimulação precoce.

Kátia Simone Kietzer Libert , Universidade do Estado do Pará

Fisioterapeuta pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (1998). Mestre em Anatomia Funcional: Estrutura e Ultra-estrutura pela Universidade de São Paulo, orientada pelo professor Edson A. Liberti (2002). Doutora em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará orientada pela professora Elisabeth Yamada (2009) e pós doutora em Neurociências pela UFSC, orientada pela prof Dra Patrícia S. Brocardo (2017). Docente efetiva da Universidade do Estado do Pará desde 2003, atuando na
graduação e pós-graduação do PPGESA nos cursos de mestrado e doutorado de Ensino em Saúde na Amazônia (2012).

Referências

ALVES, M.G. et al. Uso das Tecnologias Digitais no Processo Ensino-Aprendizagem em Eessuscitação Cardiopulmonar: Revisão Integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 23, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/65973 . Acesso em: 20 jul. 2022.

BARBOSAM, H. et al. Pandemia Da Covid-19: Alternativas e Entraves No Processo Educacional. Revista Baiana de Enfermagem,v.36, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170 . Acesso em: 10 dez. 2022.

BATALHA, E. Recomendações técnicas para construção dos produtos educacionais. 2019. In: _________Guia Produto Educacional de Mestrado. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, 2019.

________Biblioteca Virtual Person, 2023. Disponível em: https://hed.pearson.com.br/plataformas-de-aprendizagem/biblioteca-virtual. Acesso em: 14 abr. 2023.

BATISTA, S. H.; ROSSIT, R. Aprendizagem, ensino e formação em saúde: das experiências às teorias em construção. In: BATISTA, N.; BATISTA, S. H. Docência em Saúde: Temas e Experiências. São Paulo: SENAC, 2014.

BERGONSI, F. Recursos Didáticos e Aprendizagem Estudantil no Ensino Superior. In: DEBALDE, B. Metodologias Ativas no Ensino Superior o Protagonismo do Aluno. Porto Alegre. Editora: Penso. 2020.

BRANCO, G. V.; LOPES R, L.; PISA, I. T. Evolução da Literacia Digital e sua Importância para os Trabalhadores da Saúde na era da Inteligência Digital. Rev. Saúde Digital, Fortaleza, v. 5, n. 3. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/resdite/article/view/44207. Acesso em: 10 mai. 2022.

CAMARGO, F. Desenvolvimento de Competências por Meio de Estratégias Pedagógicas de Aprendizagem Ativa. In: DEBALDE, B. Metodologias Ativas no Ensino Superior: O Protagonismo do Aluno. Porto Alegre: Penso, 2020.

CHAVES, S. M. Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: Realidade, Complexidade e Possibilidades. Revista da Universidade Federal de Goiás. n.04, 2012. Disponivel em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/avaliacao-da-aprendizagem-no-ensino-superior-realidadecomplexidade-e-possibilidades. Acesso em: 10 mai.2022.

DUARTE, B.; BATISTA, C.; MUSSINI, V. Desenvolvimento Infantil: Importância das Atividades Operacionais na Educação Infantil. In: XVI Semana da Educaçã. Anais do Simpósio de Pesquisa em Pós-graduação em Saúde. 2018.

EDITORA, Neurus. Arte da Capa. Editora Independente de Livros Digitais. 2023.

FARIAS. M.; MENDONÇA. A. Design Thinking como Percurso Metodológico para Construção de Produto Educacional: uma experiência no Mestrado Profissional na Área de Ensino. Revista de Pesquisa Sobre Ensino Tecnológico, v.7, 2021. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1036/621 . Acesso em: 10 mai.2022.

FILHEIRO, M.; GRANDO, T.; PERUZZOLO, D. O Campo da Terapia Ocupacional na Clínica da Intervenção Precoce. 8º Congresso Internacional em Saúde. 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/conintsau/article/view/19202. Acesso em: 22 ago.2022.

FONSECA, C. et al. Cuidado Interprofissional à Criança e ao Adolescente: Revisão de Escopo. Revista Conexão. v. 17. n. 1. 2021. Disponivel em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/17377. Acesso em: 22 ago.2022.

LEANDRO, A. R. et al. Construção de Produtos Educacionais Sobre o Uso Racional de Medicamentos. Research, Society and Development. 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22232. Acesso em: 22 ago.2022.

LIMA, M. C.; CLARAPIS, M. J. Estudantes Aprendem Fazendo com Significado. In: DEBALDE, B. Metodologias Ativas no Ensino Superior: O protagonismo do Aluno. Editora: Penso. Porto Alegre. 2020.

LIMA, S. F.; NUNES, E. C.; SOUZA, R. F. O Método Delphi e a Validação de Pesquisa na Educação. Revista Complexitas, Belém. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/complexitas/article/view/8165/pdf. Acesso em: 25 set. 2022.

MAXTA, B.; TOMAS. A.; CAMARGO, M. Por uma Formação Técnica e Política em Terapia Ocupacional: Relato de Experiência em um Processo de Ensino e Aprendizagem sob a Perspectiva Histórica e Crítica. In: SILVA, R.; BIANCHI, P.; CALHEIROS, D. Formação em Terapia Ocupacional no Brasil: Pesquisa e Experiências no Âmbito da Graduação e Pós-Graduação, Editora Filoczar, 2018.

MIRALLES, P. et al. Learning and Development of Diagnostic Reasoning in Occupational Therapy Undergraduate Students, Terapia Ocupacional Internacional. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2020/6934579. Acesso em: 04 jan.2023

PAES, E. D.; COSTA. C. S. Guia do produto educacional Coisa de Professor: Compartilhamento de Ideias e Saberes em Tecnologia Educacional. 2017. 52f. Dissertação. (Mestrado em Tecnologias da Educação). Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, Rio de janeiro 2017.

PAIVA, M. et al. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: Revisão Integrativa. SANARE, Revista de Políticas. v. 15, n. 2, 2016. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049. Acesso em: 10 mai.2022.

PAIXÃO, G.; COSTA, N.; VIEIRA, A. A Caderneta da Criança e a Terapia Ocupacional na Atenção Básica à Saúde. Revista Saúde Debate, v. 46, 2022. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/DY3FP44zYNjptxxrgDjDgYy/. Acesso em: 10 mai.2022.

REIS, D. L. et al. Construção de Manual de Orientações para a Educação Permanente em Centro Cirúrgico: Relato de Experiência. Revista Acervo Saúde, v.13, n. 3, 2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/6588. Acesso em: 10 mai.2022.

RODRIGUES, E. Metodologias no Ensino Remoto de Biologia do Desenvolvimento Humano: Percepção do Discentes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba. 2021. 56f. Monografia (Graduação Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2021.

ROCHA, B. et al. Estratégias educativas em tempos de pandemia: Um relato de experiência acerca da utilização de e-book, quiz e materiais de apoio no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/36169/pdf Acesso em: 19 ago.2022.

SANTOS, B. M. et al. Educação Médica durante a Pandemia da Covid-19: uma Revisão de Escopo. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200383. Acesso em: 19 ago.2022.

SILVA, I.; BATISTA, C. Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva no Contexto da Primeira Infância: Um Relato de Experiência. Revista Baiana de Saúde Pública. Revista Brasileira de Educação Médica. São Paulo. 2021. Disponível em: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3467/2945. Acesso em: 19 ago.2022.

SILVA, V. et al. Aprendizagem Significativa na Educação em Enfermagem: Uma Revisão Integrativa. Revista Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR. Umuarama, v.27, n.9, 2023. Disponível em: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/saude/article/view/10580/5123. Acesso em: 01. Out, 2023.

MANCINI, M. C.; PFEIFER, L. I.; BRANDÃO, M, B. Processo de avaliação de terapia ocupacional na infância. In: _________Terapia Ocupacional na Infância: Procedimentos para a Prática Clínica. Editora: Memnon. São Paulo. 2020.

MEDEIROS, A et al. Análise do Ensino em Fisioterapia no Brasil Durante a Pandemia de COVID-19. Revista Fisioter. v. 34, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fm/a/ZY5VxGnGtCHyxDv3JxxQCKy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: Acesso em: 19 ago.2022.

MICHELETTO, R. F. A Mediação Docente e o Protagonismo do Estudante. In: SILVA, R.; BIANCHI, P.; CAVALHEIRO, D. Metodologias Ativas no Ensino Superior: O protagonismo do Aluno. Porto Alegre. Editora: Penso. 2020.

LUZ, A. C.; JÚNIOR, M. A.; ENETÉRIO, N. G. Tecnologia, Ambiente Virtual e Relacionamentos Interpessoais na Contemporaneidade. Centro Universitário de Anápolis, 2020.

SILVA, R.; FERIGATO, S. H.; OLIVER, F. Formação Graduada em Terapia Ocupacional e a Atenção Primária a Saúde: apontamentos essenciais ao debate. In: SILVA, R.; BIANCHI, P.; CALHEIROS, D. Formação em Terapia Ocupacional no Brasil: Pesquisas e Experiências no Âmbito da Graduação e Pós-Graduação. São Paulo, Editora: FiloCzar, 2018.

TEXEIRA, S. H. Vitrine Digital de Produtos Educacionais. 2019. Anais do IV Seminário de Produção Científica do Curso de Psicologia da Unievangélica, Anápolis, Universidade Evangélica de Goiás. 2019.

VEIGA, A.; MAGALHÃES, A.; AMARAL, A. Differentiated Integration and the Bologna Process. Journal of Contemporary European Research, London. 2015. v. 11. Dispinível em: https://www.jcer.net/index.php/jcer/article/view/624. Acesso em 14 de abr. de 2021.

VIANNA, M. Design Thinking: Inovação em Negócios. 2 ed, São Paulo: MJV Press. 2021.

WAJNSZTEJN, M.; ANDRÉ, C. F.; AZEVEDO, A. Blended learning como Estratégia de Engajamento no Ensino Superior: Relato de uma Experiência de Aprendizagem Conectada, Colaborativa e Social. Revista Edapeci, v. 20, Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/11892. Acesso em 05 dez.2023.

WANG, L. et al. Trajetória do Desenvolvimento Cognitivo Infantil Durante a idade de 0 a 3 anos na Zona Rural da China Ocidental: Prevalência de Fatores de Risco e Vínculos com a Cognição em Idade Pré-escolar, Revista BMC Pediatric. 2021. Disponível em: https://bmcpediatr.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12887-021-02650-y. Acesso em 05 dez.2023.

Downloads

Publicado

22-04-2024

Como Citar

MARINHO, Christiane de Carvalho; ABIDUL MASSIH, Cristiane Guerreiro Pereira; CALDAS, Ivete Furtado Ribeiro; LIBERT , Kátia Simone Kietzer. RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DE UM MANUAL ELETRÔNICO PARA O ENSINO DA AVALIAÇÃO COGNITIVA PRÉ-ESCOLAR EM TERAPIA OCUPACIONAL. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 393–411, 2024. DOI: 10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10647. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10647. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos