Efeito do exercício físico no paciente portador de hipertensão arterial leve
Resumo
O presente estudo teve por finalidade avaliar a influência do exercício físico aeróbico na diminuição dos níveis da pressão arterial, colesterol, triglicerídeos e glicose. A doença coronariana é desencadeada por vários fatores, sendo que o exercício físico praticado de maneira regular pode influenciar no controle destes fatores. Este relato de caso foi realizado, com um paciente do sexo feminino, 66 anos, portador de H.A.sem patologia associada. Foram avaliadas as pressões arteriais, freqüência cardíaca e a saturação de oxigênio, e exames complementares para verificação das taxas de colesterol, triglicerídeos e glicose sangüínea. O tratamento compreendeu de três fases: aquecimento, exercícios alvo, desaquecimento e relaxamento, três vezes por semana com duração de 50 minutos, num período de noventa dias. Os resultados obtidos demonstram diminuição considerável dos níveis de pressão arterial, colesterol e triglicerídeos.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.