Proposta de avaliação dos distúrbios da imagem e esquema corporal em pacientes hemiplégicos da clínica de fisioterapia da Unipar e do Lar São Vicente de Paulo - Umuarama - PR
Resumo
O Acidente Vascular Encefálico caracteriza-se por um comprometimento da função cerebral decorrente de processos patológicos ou por hemorragias ou isquemia, envolvendo vasos cerebrais. Dentre os sinais incapacitantes do AVE destaca-se a disfunção sensorial, sendo que tal disfunção pode levar o paciente a apresentar a síndrome da Heminegligência, esta que é definida como a incapacidade do indivíduo em detectar, referir, orientar-se ou responder a estímulos apresentados no lado contralateral à lesão cerebral; portanto este estudo tem como objetivo testar e propor uma ficha de avaliação organizada pelas autoras da pesquisa, com testes citados pela literatura; para aplicação nos pacientes com indicação de fisioterapia. Organizou-se uma ficha de avaliação com 11 testes, dos quais, somente 7 foram aplicados e 4 testes foram excluídos. Dos 7 testes aplicados 5 obtiveram maior incidência de positividade, sendo estes propostos para complementar a ficha de avaliação do adulto portador de lesão neurológica. Portanto, faz-se necessário para um posterior tratamento, prevenindo possíveis complicações, melhorando a imagem e esquema corporal, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos indivíduos acometidos pelo Acidente Vascular Encefálico, tornando a reabilitação mais precisa.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.