ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA À CRIANÇA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i3.2024-10950

Palavras-chave:

Criança, Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, Enfermagem

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico de origem genética caracterizado por desatenção, inquietação e impulsividade que aparece pela primeira vez na infância, podendo acompanhar a vida do paciente. Objetivo: Descrever a assistência de enfermagem prestada às crianças com TDAH. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com abordagem qualitativa. Resultados: Os artigos incluídos foram apresentados em quadro sinóptico e a análise dos resultados foi realizada de forma descritiva apresentando a síntese dos estudos por meio de comparações e destaque de diferenças e/ou semelhanças. Identificou-se que é fundamental à enfermagem ter empatia, visão holística e conhecimento para realizar assistência singular e de qualidade para a criança e família. Conclusão: A enfermagem utiliza a empatia, visão holística e diferentes estratégias para o cuidado a criança com TDHA, no entanto, os profissionais referem dificuldades na prática clínica. As publicações sobre a temática são escassas sendo necessário o desenvolvimento de pesquisas clínicas.

Biografia do Autor

Juliana Macedo Magalhães, Universidade do Vale do Paraíba

Doutora em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba-UNIVAP.

Camila Oliveira Silva, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Acadêmica de Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI.

João Victor Bezerra de Sousa, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Acadêmico de Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI.

Rebeca Manoela Gomes Bonfim, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Acadêmica de Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI.

Cláudia Maria Sousa de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Piauí- UFPI.

Adrielly Caroline Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí- UFPI.

Fernanda Claudia Miranda Amorim, Universidade do Vale do Paraíba

Doutora em Engenharia Biomédica. Universidade do Vale do Paraíba-UNIVAP.

Fernanda Kaline Nogueira dos Santos, Instituto de Ensino Superior Múltiplo – IESM

Especialista em Enfermagem Neonatal com Certificação em PICC e Reanimação Neonatal. Instituto de Ensino Superior Múltiplo – IESM.

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

MAGALHÃES, Juliana Macedo; SILVA, Camila Oliveira; SOUSA, João Victor Bezerra de; BONFIM, Rebeca Manoela Gomes; CARVALHO, Cláudia Maria Sousa de; OLIVEIRA, Adrielly Caroline; AMORIM, Fernanda Claudia Miranda; SANTOS, Fernanda Kaline Nogueira dos. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA À CRIANÇA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 697–712, 2024. DOI: 10.25110/arqsaude.v28i3.2024-10950. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10950. Acesso em: 21 dez. 2024.

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Artigos