VALIDAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PEC-URE PARA A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i1.2025-11039Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação em saúde, Emergências, Estudo de validação, Tecnologia educacionalResumo
Este estudo teve como objetivo validar a tecnologia educacional PEC-URE para capacitação em urgência e emergência de profissionais de Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de um estudo do tipo metodológico, de natureza quantitativa. O programa PEC-URE foi estruturado em uma plataforma online com acesso por senha, em formato de curso, composto de 10 módulos que abordam temáticas aplicáveis a diversas situações de urgência e emergência. O curso propõe-se a capacitar os profissionais da Estratégia de Saúde da Família para atuarem adequadamente nessas situações e evitar sequelas e óbitos. O processo de validação foi realizado por 20 juízes: sete especialistas da área de saúde com perfil acadêmico; uma pedagoga, um cientista da computação, um designer e uma comunicadora social e 11 juízes do público-alvo. Os dados foram tratados com medidas de frequência absoluta e moda; os testes estatísticos utilizados foram Alfa de Cronbach para os juízes especialistas; análise do escore de Suitability Assessment of Materials para o público-alvo e Índice de Validade de Conteúdo para os questionários. A análise de dados apontou 89% para o Alfa de Cronbach, 90,9% no escore Suitability Assesment of Materials e Índice de Validade de Conteúdo de 94,9%. Os resultados demonstraram a validação do Programa PEC-URE como ferramenta para a capacitação de profissionais da Estratégia de Saúde da Família em urgências e emergências, favorecendo uma atuação mais efetiva nesse contexto.
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